Notícias
Magistério
Professores e estudantes de cursos de licenciatura em diálogo sobre a docência
A exposição dos memoriais produzidos por alunos (Foto: Rakenny Braga)
A ideia do evento, denominado Diálogos sobre a profissão docente: perspectivas e expectativas para o magistério em tempos de mudança, surgiu na disciplina Organização e Gestão da Educação Básica I, oferecida nos cursos de licenciatura do campus e que discute, além de gestão democrática, as tipologias de gestão escolar. “Resolvemos organizar o evento que retratasse um pouco essas discussões inerentes ao nosso ofício. Nós estamos sempre num contexto de necessária reflexão sobre o papel do professor”, comenta a professora da disciplina Angellyne Moço.
As discussões aconteceram na sexta-feira, 16 de agosto, dia em que a comunidade do campus e os participantes puderam conhecer os relatos apresentados nos memoriais. A exposição permanece no espaço situado em frente ao Auditório Miguel Ramalho. A professora Angellyne fala da importância das narrativas: "Nos memoriais estão expondo o percurso formativo desde a educação infantil e nos dizendo porque escolheram a licenciatura e se dedicar ao magistério. É uma oportunidade de refletirmos um pouco sobre a natureza dos cursos de licenciatura e fortalecer também o nosso papel e o nosso lugar como docentes, seja em formação ou já formados, mas sempre aprendendo".
A mesa foi composta pela professora Bianka Pires André, doutora em Educação, licenciada em Letras e professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense; o professor Thiago Eugênio Lorêdo Betta, pedagogo, doutor em cognição e linguagem e professor do campus; e Luiza Rodrigues da Cruz, graduanda em Geografia no IFF Campos Centro e voluntária no projeto de pesquisa “Saberes Docentes”, da professora Christiane Menezes, que investiga como os licenciandos vêm construindo seus saberes docentes nesse momento da formação inicial. A mesa foi mediada pela professora Sabrina Mendonça.