CAMPUS CAMPOS CENTRO

Programas selecionados em edital nacional

por admin publicado 19/08/2014 16h00, última modificação 15/12/2017 13h51
Um programa do campus Campos Centro e dois do campus Bom Jesus tiveram boas colocações no edital PROEXT 2015 e receberão recursos do MEC para suas atividades.

O programa Arquitetura, Inclusão e Cidadania: projetos de extensão na Comunidade da Margem da Linha é um dos escolhidos no edital de extensão do MEC (PROEXT 2015).

Desenvolvido por professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Campos Centro, o programa é um dos escolhidos para receber recursos financeiros. A inciativa concentra dois projetos voltados para questões como riscos, falta de infraestrutura e condições de habitação.

De acordo com a coordenadora do programa, a professora do curso Danielly Cozer Aliprandi, há “uma vontade de ampliar o trabalho nas comunidades inseridas em áreas de interesse social”. Nesse sentido, o programa desenvolvido na Comunidade da Margem da Linha constitui-se um projeto piloto.

O professor Antonio Godoy, da área de conforto ambiental no curso de Arquitetura, pesquisa na comunidade as condições de salubridade e itens como a ventilação das moradias, quase todas construídas de forma improvisada e sem orientação técnica. Visando contribuir para a qualidade de vida local, ele e os alunos envolvidos preparam um diagnóstico da comunidade e do entorno.

O programa coordenado por Danielly foi o quarto melhor colocado no edital Proext 2015 em sua linha temática e por isso receberá recursos do MEC para sua consecução. Os projetos desenvolvidos pelos dois professores envolvem quatro bolsistas, um estagiário e um voluntário.

Recentemente, os problemas enfrentados pela Comunidade de Margem da Linha e a intenção da prefeitura de Campos dos Goytacazes de promover a remoção das famílias foram debatidos em audiência pública, realizada no campus Campos Centro.

No campus Bom Jesus, o programa “Formação de Agricultores Familiares para Inclusão Produtiva nos Mercados Institucionais”, da professora e diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano, foi o quarto melhor colocado em sua linha temática no edital do Proext 2015. O programa visa capacitar os agricultores através de cursos nas diversas áreas de atuação agropecuária e agroindustrial, e criar um selo de qualidade social para os produtos provenientes da agricultura familiar, contribuindo para a evolução e diversificação produtiva e com o desenvolvimento local e regional.

“Os programas governamentais de aquisição de alimentos estimulam a produção da agricultura familiar para atender os mercados institucionais, no entanto, os agricultores carecem de capacitação para a produção de qualidade, processamento, embalagem e comercialização de seus produtos”, afirma Thaís.

O projeto “Qualificação de Agricultores familiares para Inclusão Produtiva nos Mercados Institucionais”, do professor da área de Agropecuária, Laert Werneck, que ficou na terceira colocação em sua linha temática, tem como objetivo criar núcleos de produtores qualificados na microrregião vizinha ao IFFluminense – campus Bom Jesus, em gestão e procedimentos burocráticos para acessar o importante mercado institucional de compra de alimentos.

De acordo com Laert, o apoio do edital do MEC e a aliança com instituições de Extensão Rural vão permitir o êxito nas ações do projeto. “Como se trata de um projeto de extensão, vamos trabalhar diretamente com a Emater-RJ,  qualificando os produtores rurais para que eles possam comercializar seus alimentos, melhorando a renda familiar e contribuindo com o desenvolvimento local”, afirma o professor.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF, Paula Aparecida Martins Borges Bastos, é importante "estimular que, a cada ano, tenhamos mais propostas participando do edital". O PROEXT 2015 prevê a execução das atividades de projetos selecionados nos anos de 2015 e 2016.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Postado em 19/08/2014 - com atualização em 21/08/2014)

Conteúdo relacionado