CAMPUS CAMPOS CENTRO

Neohumanismo

Projeto de Extensão oferece aulas de yoga e meditação gratuitas

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/04/2016 17h23, última modificação 19/04/2016 10h31
Também é oferecido Curso de Capacitação em Neohumanismo

São oferecidas aulas gratuitas de yoga e meditação

O Projeto de Extensão "Educação Neohumanista, Yoga e Meditação: do equilíbrio individual ao social" está com, no mínimo, 50 vagas abertas para aulas de yoga e meditação, que acontecerão no campus toda terça-feira, das 8h às 9h30. O início das aulas será no dia 03 de maio.

Os interessados também podem se inscrever no Curso de Capacitação em Neohumanismo, que ocorrerá toda terceira semana de cada mês. Este primeiro acontecerá no no dia 18 de maio, das 19h às 22h, e terá como facilitador o Ácarya Jinanananda Avadhuta. São oferecidas 60 vagas para educadores e estudantes da comunidade interna e externa do IFF

As inscrições, tanto para a aula de yoga quanto para o Curso de Educação Neohumanista, deverão ser feitas através do e-mail projeto.neohumanismo.centro@iff.edu.br. No dia 26 de abril será feita um apresentação do projeto de extensão no auditório Reginaldo Rangel, das 18h às 19h, tratando sobre o Neohumanismo, seu objetivo e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Educação Neohumanista, Yoga e Meditação: do equilíbrio individual ao social

Segundo a professora Daniela Bogado, integrante do projeto, a ideia de criar esse projeto de extensão se fortaleceu após o seminário sobre Neohumanismo que foi apresentado no campus no final do ano passado. "A maioria dos participantes demonstrou interesse em aprofundar as lições do seminário e o Ácarya Jinanananda Avadhuta se prontificou a dar orientação e fazer acompanhamento de atividades neohumanistas no instituto", conta. Desta forma, o projeto - que está sob a coordenação da professora Eneida Tavares - pretende envolver, capacitar e articular educadores e estudantes que tenham interesse em participar de um processo de educação, formal ou informal, com a finalidade de formar um indivíduo com intelecto crítico, uma mente amorosa, compassiva, responsável por si e pelo meio ambiente e com outras qualidades necessárias para uma liderança na vida pessoal e coletiva.

Sobre o ministrante do Curso

Ácarya Jinanananda Avadhuta é facilitador da ONG PROUTISTA UNIVERSAL, nascido na África e praticante de Tantra Yoga desde 1986. Estudou Engenharia na Universidade de Kinshasa. Em 1988, foi para Índia e Filipinas para se formar como monge tântrico, fazendo um estudo profundo da visão do mundo do tantrayoga, abordando os aspectos socioeconômico, cultural e político numa bela síntese interdisciplinar dos diferente ângulos da vida humana como um todo, além da especialização nos processos milenares de desenvolvimento humano através do estudo de método de capacitação pessoal, desenvolvendo as potencialidades da mente humana com intuito de participar na edificação de uma sociedade humana harmoniosa e feliz. Com larga experiência adquirida em 11 anos de trabalho no sudeste da Ásia, atua, no Brasil, desde 1999, com desenvolvimento humano e espiritual e na filosofia da libertação individual e social.