Notícias
Projeto do IFF é destaque em evento
O Golden Climate Environmental Project Olympiad, realizado em Nairobi, Quênia, premiou o trabalho desenvolvido pelos alunos Reynaldo Machado Gomes e Raíssa Teles Bicock, sob coordenação da professora Juliana Tavares, do campus Campos-Centro do IFF.
Denominado"Lixo e esgoto: Qualidade de Vida e Energia", o projeto dá uma contribuição para a proposta de um modelo de sociedade pautado pelo consumo consciente, educação ambiental e os interesses coletivos.
- Na sociedade moderna, há um consumo cada vez maior de matéria-prima e energia e, consequentemente, um descarte crescente de lixo e esgoto, que pode causar sérios prejuízos ao meio ambiente. A nossa proposta é utilizar o lixo e esgoto como forma de geração de energia elétrica – explica a professora Juliana.
Reynaldo apresentou o trabalho no Quênia
Antes de ser credenciado para integrar a Goldem Climate, o projeto, desenvolvido em 2012, teve boa repercussão na Rio+20 e III Mostra Científica Norte Nordeste (MOCINN).
A ideia é destinar materiais como papel, papelão, metais e plástico para a reciclagem ou reaproveitamento, o lixo orgânico – como sobras de alimentos e vegetais – e o esgoto para a produção de biogás. Uma maquete foi produzida para representar dois modelos de sociedade: a do desperdício e a do melhor aproveitamento de recursos.
Reynaldo e a professora Juliana na cerimônia de premiação de trabalhos destacados
A intenção da professora Juliana é “continuar estimulando outros alunos a desenvolveram projetos na área ambiental”. Reynaldo atualmente cursa Engenharia Naval na UERJ e Juliana a licenciatura em Ciência da Natureza no campus Campos Centro do IFF.
(Postado em 27/05/2014)