CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Linguagem

Faça Fácil Libras forma sua sétima turma oferecendo oportunidades

por Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 14/12/2023 14h36, última modificação 14/12/2023 18h26
Gratuito, o curso formou este ano 47 pessoas.
Libras

Estêvam e gestores do campus na abertura da cerimônia de mais uma formatura de estudantes do curso (Foto: Divulgação).

   Desde a primeira turma, em 2017, o interesse pelo curso tem sido grande. Como o número de inscritos é maior que as possibilidades de vagas, o preenchimento se dá por sorteio. Nos últimos anos, o coordenador e professor do Faça Fácil Libras, Estêvam Farias tem recebido retorno de participantes que tiveram alguma oportunidade de usar os conhecimentos aprendidos, em especial como intérpretes. 

   É o caso da estagiária do IFF, Caroline Severino dos Santos, atualmente contratada pela empresa prestadora de serviços para trabalhar como uma das intérpretes do Campos Centro. 

   - Concluí o curso ontem, e de todos os cursos que já fiz na área, o Faça Fácil Libras sem dúvidas foi o melhor. Nele consegui me aprofundar na cultura surda e ter maior contato com a comunidade. Um fator importante no curso de conversação é ter um professor surdo e um coordenador com uma vasta experiência, o que contribuiu para o maior aprendizado. Trabalhar como intérprete do IFF há um tempo se tornou um sonho. Graças a Deus e também ao curso, consegui passar no contrato. Com esta experiência, tenho feito um trabalho em conjunto com outros intérpretes e tem sido maravilhosa a resposta de estar contribuindo com a luta junto à comunidade surda, conta Caroline. 

   Novas frentes - A intérprete Lauiza Rangel da Silva teve seu primeiro contato com uma pessoa surda enquanto cursava Informática no IFF. A colega ensinava Libras para ela, quando estudavam juntas. Ao tomar conhecimento do primeiro Faça Fácil oferecido no Campus Campos Centro, ela se inscreveu e a partir daí iniciou um aprendizado que permanece. "O curso foi minha primeira formação na área da Libras, foi de grande relevância para mim, foram muitos aprendizados positivos e com muita alegria, pois ele emana alegria enquanto ensina. Finalizei este curso e comecei o outro oferecido, o de conversação. Neste mesmo período, cursava graduação em Pedagogia, o interesse crescia  cada vez mais e fui buscar mais formação na área. Finalizada a graduação, ingressei numa especialização na área de tradução e interpretação em Libras", conta Lauiza. 

   Ela Trabalhou com crianças e jovens surdos e atualmente atua "como intérprete em uma empresa que presta um serviço de acessibilidade comunicacional, intermediando a comunicação entre surdos e ouvintes, com atendimentos remotos para pessoas surdas de todo Brasil. Outra participante, Bianka Pires, destaca a importância de praticar a Libras e de se esforçar diariamente, enfatizando que sua meta de vida é ser fluente na Língua Brasileira de Sinais".

   A noite da cerimônia de formatura, realizada na terça-feira, 12 de dezembro, contou com apresentações musicais e uma peça de teatro elaborada pelo curso Faça Fácil Libras. Na cerimônia, o diretor-geral do campus, Carlos Alberto Fernandes Henriques, disse que a gestão tem investido em ações que visam a inclusão, tendo o curso como um dos exemplos. O diretor de Assuntos Estudantis, Carlos Augusto Boynard (eleito novo diretor-geral), por sua vez, se comprometeu a incentivar também as ações inclusivas. A coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Sirley Brandão, entusiasta do Faça Fácil Libras, integrando o grupo de apoiadores do curso, parabenizou os formandos.  

   Para quem pretende integrar a próxima turma, a boa notícia é que a inscrição acontecerá em março de 2024.