CAMPUS CAMPOS CENTRO

EXTENSÃO

Projeto lança perfis nas redes sociais para combater notícias falsas sobre a Covid-19

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 06/05/2020 14h41, última modificação 06/05/2020 15h27
Ciências em experimentAÇÃO: webconhecimentos no combate à Covid-19 traduz de forma simples os dados científicos sobre a pandemia.
Projeto de extensão checa informações científicas sobre a Covid-19

O mundo luta contra a propagação do novo Coronavírus e as fake news sobre a doença, que são notícias falsas que atrapalham o trabalho sério de quem está nos hospitais na linha de frente de cuidados com os doentes. É para ajudar as pessoas a se informarem com exatidão com base em conhecimento científico que professores e alunos do Curso de Ciência da Natureza do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), lançaram dois perfis nas redes sociais com informações apuradas sobre o tema.

No Facebook, o perfil é Ciências ExperimentAção. No Instagram, é @cienciasemexperimentacao. Lá, o internauta pode ter acesso a informações de como se prevenir, as formas de transmissão da Covid-19 e a desconstrução das principais fake news sobre a pandemia.

Segundo pesquisa divulgada pela Avaaz na segunda-feira, dia 4 de maio, sete em cada 10 brasileiros acreditaram em pelo menos uma fake news recebidas. Coordenadora do projeto de extensão e professora do Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza e do Curso Técnico em Química, Natalia Crespo acredita que a disseminação de informações científicas com fontes confiáveis de forma simples e ilustrativa ajudará a tirar as dúvidas que pairam sobre o assunto.

" A gente se preocupa com as divulgações não verídicas. Pegamos publicações, traduzimos artigos. Precisamos combater a fakenews porque cria uma confusão comunitária e prejudica no combate. O pior problema é a dúvida e a melhor maneira de combatê-la é fornecer conhecimento confiável com fontes", disse.

O projeto de extensão faz parte do edital 49 proposto pelo IFF para elaboração de ações de combate à Covid-19. "Vamos contatar os alunos do ensino médio e mandar o conteúdo por meio  do email para ajudar a expandir a ideia", adianta.

Natalia disse que propagação do novo Coronavírus no Norte Fluminense também será abordada nas publicações. "Vamos alertar a população porque o problema não está só no Rio de Janeiro, São Paulo ou Nova York."

Também fazem parte da equipe a professora Luciana Belarmino e as estudantes Danyelle De Paula Martins Barros, Tatiana Azevedo Gomes, Bruna de Souza Crespo e Isabella Mota Raphael de Lima.