CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Inclusão Digital

Projeto Meninas Digitais realizará palestra e debate no IFF Campos Centro

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/03/2023 13h48, última modificação 27/03/2023 10h07
A atividade acontecerá no dia 30 de março, às 16h, no Auditório Miguel Ramalho com tema dedicado à inserção feminina no mundo digital.
Meninas Digitais

Professoras e estudantes do Meninas Digitais no IFF Campus Campos Centro (Foto: Divulgação).

   A professora pesquisadora do IFF Campus Campos Centro, Aline Vasconcelos, adiantou que "a palestra terá foco na importância de transitarmos pelo universo digital e da presença da mulher nesse setor, assim como poder contar com a parceria dos homens nesse trajeto de uma área que não para de crescer".

   Aline e a professora Simone Vasconcelos são doutoras na área da Tecnologia da Informação e fundadoras do projeto Meninas Digitais do Norte Fluminense, Goytatecs. A convidada do projeto é a professora pesquisadora Ana Paula Bacelo, coordenadora do Bacharelado em Engenharia de Software da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela ministrará a palestra com o tema "Computação no Brasil e a inserção das mulheres". 

   “O meninas digitais é um projeto da sociedade brasileira de computação que já existe a mais de 10 anos que visa aumentar a inclusão feminina na área e empoderar as mulheres, o projeto já existe em vários lugares do Brasil e nós trouxemos pro Norte Fluminense,” Comenta Aline Vasconcelos.

   Ação Social - No sábado, 25 de março, participantes do Meninas estiveram no bairro de Custodópolis, localizado no Subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes, para integrar a II Ação Social promovida pelo Centro de Saúde Escola do bairro. No encontro, houve demonstrações de robótica para crianças e jovens, "que ficaram encantados",  como destacam as integrantes do Meninas Digitais. Nessa ação, elas contaram com a parceria da equipe de robótica Goytaborgs (do IFF Campos Centro). Na ocasião, também foram  apresentadas diversas informações sobre os cursos do IFF. 

Arte da palestra sobre Inclusão Digital do Meninas Digitais