CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Linguagem

Projeto Quarentena da Libras vai completar seu terceiro mês com sucesso de audiência

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/06/2020 15h51, última modificação 16/06/2020 16h42
Surdos e demais interessados no aprendizado da língua encontram oportunidade em ambiente descontraído.
Quarentena da Libras

Interprete do IFF, Estêvam Farias oferece aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Instagram.

De forma descontraída e com um formato em que diferentes temas são trabalhados a cada entrada ao vivo, o projeto tem atraído pessoas no Brasil e no exterior. O objetivo é difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e diminuir a barreira da comunicação com a pessoa surda. Basta acessar no Instagram ( @estevamfarias ) diariamente das 16h às 17h. Entre os participantes de fora estão interessados da Espanha, Turquia, Etiópia e França. De acordo com o interprete de Libras Estêvam Farias, "o projeto, iniciado no dia 19 de março de 2020, vem alcançando seu propósito com interação imediata com os interessados; ensinando a cada dia um tema diferente, esclarecendo sobre a cultura e identidades, compartilhando experiências de surdos e também com participações de profissionais renomados da área da inclusão voltada para o surdo." 

Estêvam é servidor do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) do Campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). Em abordagem que lembra um programa de variedades, ele atraí audiência com atrações como o Tema do dia. Nele o interprete chama os interessados para dividirem a tela para averiguar se sinalizam corretamente. Na brincadeira Certo ou Errado, Estêvam faz pegadinhas com os interessados e estes respondem se o sinal que foi dito corresponde ao que foi sinalizado.

No quadro Espaço surdo conversa com diversos profissionais de diferentes áreas de atuação para falarem de suas experiências e percepções. No Estêvam pergunta são convidados diversos profissionais da área da Libras, de âmbito nacional, com o intuito de esclarecerem sobre o tema da educação de surdos. O aprendizado se dá com diversão mas Estêvam ressalva que  “é muito difícil se reinventar diariamente para prender a atenção das pessoas, gerando conteúdos de qualidade, mas venho conseguindo isso, através das participações das pessoas que mostram, ao vivo, que estão aprendendo e é muito gratificante perceber esta a aceitação do projeto”