CAMPUS CAMPOS CENTRO

MOBILIDADE URBANA

Rapidez e a falta de ônibus em rotas motivam o uso de transporte por aplicativo em Campos, diz pesquisa

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/09/2024 10h31, última modificação 13/09/2024 10h34
Os resultados iniciais apontam que mulheres jovens, brancas e pós-graduadas são o segmento que mais se utiliza desse serviço de mobilidade urbana.
Pesquisa traça perfil de usuário de transporte por aplicativo em Campos

Os resultados da pesquisa serão encaminhados ao Instituto Municipal de Transporte e Trânsito de Campos.Arte: Divulgação

A rapidez e a falta de transporte público em rotas são os principais motivos que levam as pessoas a usar o transporte por aplicativo em Campos dos Goytacazes. Essas conclusões fazem parte da pesquisa “Transporte por aplicativo em Campos dos Goytacazes, RJ: fatores determinantes para o uso” desenvolvida no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

A pesquisa é coordenada pelo professor Rafael Braga que leciona aulas no Curso Técnico em Edificações e na graduação em Arquitetura e Urbanismo do campus. Ele afirmou que 172 moradores de Campos responderam ao questionário por meio do formulário eletrônico do Google.

A equipe coletou dados na região central de Campos, enviou o link do formulário por meio de listas de e-mails fornecidas por instituições de ensino como o IFF, a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), além de convidar moradores de edifícios residenciais a responderem às perguntas da pesquisa.

As informações coletadas estão sendo estudadas, mas o coordenador adiantou os resultados já consolidados. A pesquisa tem término previsto para dezembro deste ano.

“As pessoas declaram, principalmente, que utilizam transporte por aplicativo por motivo de rapidez e de ausência de transporte na rota. Esses são os dois principais motivos”, afirma.

Segundo os resultados iniciais, 67,8% dos entrevistados afirmam que usam transporte por aplicativo porque é mais rápido, enquanto 50,3% alegam a falta de ônibus em rotas como motivo para contratar esse tipo de serviço. A maior disponibilidade de horário é a motivação de 40,4% das pessoas entrevistadas que decidem por esse meio de mobilidade urbana.

Segmentação O coordenador explica que a amostra utilizada na pesquisa se baseia nos dados demográficos do Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O perfil que mais usa é de mulher jovem, branca e com pós-graduação. As proporções são muito parecidas para faixas de renda muito distintas. Não é a questão da renda que define se a pessoa utiliza ou não o transporte por aplicativo”, argumenta.

Essa afirmação se sustenta na apuração feita pela equipe, pois 63,3% dos entrevistados se identificaram com o gênero feminino, 28,7% se declararam pessoas entre 18 e 24 anos, 55,8% são brancos e 43,3% afirmaram ter concluído a pós-graduação.

Quando o recorte da análise é em cima dos dados da renda dos usuários, há um equilíbrio. Dos 172 entrevistados, 26,7% declararam ter renda familiar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil; 24,4% entre R$ 5 mil e R$ 10 mil; e 25% entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.

“As pessoas que utilizam o transporte por aplicativo fazem há dois anos ou mais (77,7%). É um meio consolidado. Um dos objetivos da pesquisa é perceber se o transporte por aplicativo complementa o transporte público ou se ele concorre com o transporte público”, argumenta.

O professor afirmou que a ideia é publicar um artigo após a finalização da pesquisa em dezembro, além de divulgar os resultados nos meios de comunicação da cidade e enviá-los ao Instituto Municipal Trânsito e Transporte (IMTT)O projeto é financiado pelo Programa Mais Ciência da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Campos.