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Relatório de Gestão apresenta conquistas importantes para o IFF Campos Centro
A ampliação da biblioteca Anton Dakitsch, destacada no relatório, resultou em novos espaços para estudantes e para o acervo (Foto: Amanda Corrêa/Bolsista do Projeto Vivência do Design na Ascom).
O Relatório de Gestão do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), revela um crescimento no número de estudantes matriculados, em relação aos últimos quatro anos, incluindo o desafiador momento da pandemia mundial do Corona Vírus. Em 2020 e 2021, esse número esteve abaixo de 7.500 estudantes, patamar superado em 2022 como demonstra o documento. No plano ambiental, houve uma redução de uso 500 mil copos descartáveis, com a adoção de copos reutilizáveis. Essas são algumas das importantes ações acadêmicas e administrativas apresentadas no relatório.
Na parte de infraestrutura e pessoal, o documento destaca a entrada em atividade do novo refeitório, a ampliação da Biblioteca Anton Dakitsch e investimentos em laboratórios, além da capacitação dos servidores. Alguns dados numéricos apresentados pelo relatório: cerca de 60 servidores desenvolveram suas habilidades e competências em atividades de capacitação; As bolsas e auxílios atenderam a 1.300 estudantes, as bolsas monitória e monitoria voluntária, por sua vez, ofereceram monitoria a 898 estudantes. Com o refeitório, com capacidade para atender a cerca de 1.800 estudantes por turno, foram servidas mais de 3.500 refeições e lanches por dia.
Desafios - A pandemia de Covid-19 paralisou as atividades presenciais, tornando-se um dos desafios de 2022, visando uma retomada o mais segura possível, fato que é destacado pelo diretor da Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica, André Peixoto. Foi também um ano de desafio orçamentário: "Buscamos otimizar a aplicação dos recursos disponíveis, em consonância com as demandas do campus e os objetivos estratégicos estabelecidos. Toda comunidade se empenhou em desenvolver projetos que pudessem captar recursos externos, visando suprir necessidades específicas e ampliar as possibilidades de investimento no campus", lembra André.
No plano acadêmico, buscou-se "aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, além de promover a formação integral" dos estudantes, ressalta o diretor. "No que diz respeito à pesquisa e inovação, fomentamos a participação dos estudantes em projetos de pesquisa e incentivamos a realização de eventos científicos no campus", complementa André.
Finalizando, ele cita ações acadêmicas e extensionistas para este ano: o fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem para os alunos, parcerias com empresas e instituições de pesquisa e integração do campus com a comunidade externa.
Veja AQUI o relatório