CAMPUS CAMPOS CENTRO

PAPMEM

Semana do PAPMEM é iniciada

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/07/2019 13h58, última modificação 23/07/2019 11h59
Utilizando videoconferência, alunos e professores inscritos assistem a aulas feitas no Instituto de Matemática Aplicada (IMPA) durante uma semana.
PAPMEM

Professores assistindo à videoconferência. (Foto: Letícia Cunha)

A partir desta segunda-feira, 22 de julho, aulas com conteúdos relativos ao Ensino Médio serão exibidas no Auditório Reginaldo Rangel, de 9h a 17h. Os participantes são alunos e professores de matemática das redes pública e privada – municipal, estadual ou federal – e acompanham, em vídeo, professores da área de conhecimento ministrando aulas no Instituto de Matemática Aplicada (IMPA). O treinamento gratuito é exibido em todo o Brasil, online e em cerca de 70 polos capacitados, e baseia-se em métodos expositivos pelas atividades da manhã e trabalhos em grupo à tarde.

O campus IFF Campos-Centro completou seu terceiro ano como polo do projeto. De acordo com o professor Alex Cabral, coordenador do polo do Norte Fluminense e Região dos Lagos, essa oferta “é de grande relevância para alunos e professores, pois se trata de uma formação continuada. Nós, professores, precisamos desses Programas de Aperfeiçoamento, não só no que tange ao conteúdo do curso, mas também à interação com nossos colegas de profissão”.

Aumento nos números de interessados também foi percebido pelo coordenador: “No primeiro ano, tivemos 30 inscrições e, neste ano, já atingimos os 100 pedidos de inscrições. São professores das redes municipal, estadual e federal dos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Italva, Mimoso do Sul e São Fidelis. Um verdadeiro sucesso!”, vibra Alex.

Inscrita pela primeira vez no programa, Dálete dos Santos Ribeiro, licencianda em matemática, expressa seu contentamento diante da aula de abertura: “No período que estou (4º período), já vi o conteúdo dado nesse comecinho, então está servindo como revisão e estou gostando muito. Vai ser muito bom para a gente relembrar algumas coisas e ver alguns detalhes da matéria que, às vezes, passam despercebido”.

Joel Costa Martins, aluno de matemática do IFF campus Campos Centro, admite que o conteúdo visto nos primeiros momentos do evento é “bem interessante e relevante, que vai ajudar bastante o futuro profissional de muitos. É uma oportunidade de ter um curso gratuito e em uma localidade bem acessível para mim, próxima à minha residência e ainda dentro do campus que faço formação. Muito cômodo”.

Neste ano, a edição de janeiro retornou para agrado de interessados na oportunidade.