CAMPUS CAMPOS CENTRO

Semana do Saber terá ciência, arte e esporte

por admin publicado 05/11/2015 09h55, última modificação 15/12/2017 13h51
Na sua 22ª edição, a tradicional Semana do Saber Fazer Saber apresentará este ano mais de 200 trabalhos de alunos e professores para os visitantes. Dias 12 e 13 de novembro.

Logo da 22ª Semana do Saber

A tradicional Semana do Saber Fazer Saber apresentará nesta 22ª edição 230 trabalhos elaborados por professores e estudantes. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no campus Campos Centro do IFF, com entrada franca e aberto a comunidade.

Visitas guiadas para escolas vão acontecer durante a apresentação dos trabalhos. No site da 22ª Semana do Fazer Saber Fazer é possível obter informações detalhadas e fazer inscrições.

- Para nós esse é um grande momento vivido pelo campus Campos Centro do IFF por ser uma oportunidade de as pessoas entrarem na instituição e verem o resultado de nosso trabalho, conhecerem o que oferecemos no sentido de uma educação transformadora - destaca o diretor geral, Jefferson Manhães de Azevedo.

A diversidade temática dos trabalhos é outro atrativo dos trabalhos científicos e acadêmicos. Pode-se conhecer a fabricação de cimento e logo em seguida mudar de processos químicos para o funcionamento da telefonia sem fio, ou ainda se deparar com questões sensoriais e existenciais como a Arte de fazer sentir e, logo após, ingressar no ambiente astronômico, com a Fotografia estratosférica de constelação de Estrelas.

Paralelo às atividades acadêmicas há uma programação de arte e cultura com exposições e shows. Também haverá programação esportiva. Na Semana do Saber Fazer Saber, o limite da experiência e do conhecimento é estabelecido pelo visitante.

- Durante a realização da Semana do Saber, estudantes que gostariam de fazer nossos cursos têm uma oportunidade muito interessante de conhecer laboratórios, alunos, professores, as salas, enfim, o ambiente de conhecimento. Para as escolas, há visitas guiadas conduzidas por nossos estudantes. Vale lembrar que no site professores podem agendar essas visitas – explica o diretor de Extensão do campus Campos Centro, Jonivan Lisboa.

Alguns dos projetos

Bike Energia - As pessoas vão para academia para gastar energia e queimar as calorias, então temos que arrumar um jeito de aproveitar esta energia. Bike energia é uma bicicleta ergométrica com gerador de energia adaptado para alimentar lâmpadas, som etc.

A Física ajudando a economizar água e energia elétrica em casa - Montar um sistema de reutilização da água da chuva e do ar condicionado acoplado a uma mini cisterna; construir um temporizador para chuveiro; implementar o uso de um redutor de vazão mostrando a relação pressão, área e velocidade.

O ontem que vi hoje - Estimular pesquisas acerca de locais históricos e marcantes de Campos dos Goytacazes e região Norte e Noroeste Fluminense, resgatando sua memória cultural e proporcionando um conhecimento mais amplo. Combinar, de forma eficaz e criativa, os conhecimentos de mundo com as Artes Plásticas, possibilitando a representação do cotidiano histórico de uma maneira artística envolvendo fotografia, desenho, pintura.

Dessalinização da Água do Mar - Dessalinização da água do mar utilizando métodos de múltipla destilação, usando uma cafeteira para fazer a destilação.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 05/11/15)