CAMPUS CAMPOS CENTRO

Balanço positivo

Sucesso da V Semana das Licenciaturas evidencia alcance externo de cursos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/08/2018 17h38, última modificação 23/08/2018 19h11
Os números de inscritos, eventos realizados, qualidade dos trabalhos apresentados e origem geográfica das pessoas participantes se destacam na avaliação do evento.
V Semana das Licenciaturas

Roda de Conversa, um dos eventos da Semana (Foto: Diomarcelo Pessanha/Núcleo de Imagens do IFF).

A participação grande e motivada dos estudantes de cursos de licenciatura oferecidos no Campus Campos Centro do IFF já era acalentada pelas organizadores do evento, entre eles os próprios alunos. Mas a fala da diretora da Diretoria de Ensino das Licenciaturas, Marlúcia Cereja de Alencar, mostra que a iniciativa entrou em sua quinta edição transpondo os muros do Instituto.

"Macapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Itaperuna, Cambuci, Belo Horizonte, foram algumas das cidades que se fizeram representar neste espaço-tempo rico, plural, diverso.", detalha Marlúcia e acrescenta que "durante o evento estabelecemos um diálogo, entre profissionais e estudantes, que vieram de espaços diversos para a constituição de um espaço de aprendizado em que transformamos todas as nossas ações, imagens, formas, sons, sentidos e significados a cada biênio."

O estudante do Curso de Licenciatura em Teatro Matheus Campista integrou a comissão organizadora e saiu da Semana com vontade de continuar as discussões multidisciplinares: "Temos muitas coisas em comum além da docência, que poderíamos estar aproximando não só na Semana das Licenciaturas, mas no ano inteiro."

Esse mesmo desejo também é manifestado pela professora Raquel Fernandes, coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro.

- Foi muito além das nossas expectativas, os profissionais que vieram colaborar com a gente são muito bons. Nossos colegas que tiveram voz estão muito antenados com as novas habilidades profissionais da educação. - avalia Raquel.

Caleidoscópio - De 17h30 às 18h30 dessa sexta-feira, 24/08, ainda será possível conhecer no Espaço Cultural Raul Linhares, bem na entrada do campus, o trabalho A docência no caleidoscópio: experiências, experimentos e expectativas de formação nos cursos de licenciatura. A exposição é composta de imagens, vídeos, QR codes e objetos representativos de todos as licenciaturas. "Essa ideia de caleidoscópio surgiu desse múltiplo olhar de uma coisa só: o fazer docente", explica Matheus.

O evento em números

851 participantes inscritos;

45 minicursos;

22 compartilhamentos de experiências bem sucedidas na docência com professores convidados;

87 Pôsteres submetidos, onde 72 foram aprovados para apresentação;

08 pôsteres foram premiados.