Notícias
Seminário discutirá o desafio da educação inclusiva
O seminário Ensino, Práticas Inclusivas e Desenho Universal para a Aprendizagem integra o ciclo de debates e reflexões idealizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF) para 2025. No seminário do dia 28 de abril, o curso conta com a parceria da Pró-reitoria de Políticas Estudantis do Instituto Federal Fluminense (IFF). A professora Enicéia Gonçalves Mendes (Universidade Federal de São Carlos) será a conferencista tendo como debatedor o professor Décio Nascimento Guimarães, do IFF. A professora Ingrid Ribeiro da Gama Rangel será a mediadora.
A professora Enicéia é Titular do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Educação Especial. O professor Décio é docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias e a professora Ingredi é a coordenadora do MPET. Além de discutirem ações inclusivas, propostas para o processo de ensino aprendizagem, os professores pesquisadores também refletirão sobre o conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
O resumo do artigo "O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas", de autoria das professoras Enicéia e Ana Paula Zerbato, permite vislumbrar o aspecto inicial do conceito do DUA: "As práticas pedagógicas realizadas na escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial em classes comuns são pensadas por meio de adaptações individualizadas do currículo e de flexibilizações. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), por outro lado, permite a criação de meios de acessibilidade ao ensino para um aprendizado sem barreiras."
Veja AQUI outras informações e como fazer a inscrição para o seminário.