CAMPUS CAMPOS CENTRO

Seminários integrados: Acessibilidade e Desenho Universal na Educação

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/07/2021 10h17, última modificação 05/07/2021 11h49
Ciclo de palestra e discussões prossegue até 29 de julho emitindo certificação para participantes
Seminários Integrados

O projeto prevê seis encontros, sempre nas quintas-feiras, das 10h às 12 horas, com transmissão pelo canal do professor pesquisador Décio Nascimento Guimarães no Youtube. O objetivo  é compartilhar com o público em geral as discussões do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias. O professor Décio leciona no mestrado  a disciplina Acessibilidade e Desenho Universal na Educação. Nessa jornada semanal, contará com estudiosos de diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil e também com a participação do professor português Jaime Ribeiro.

De acordo com Décio, que é o organizador do evento, "pretende-se proporcionar discussões, estudos e pesquisas que tragam acessibilidade, o desenho universal para a educação, não só no contexto da sala de aula. Entendemos a acessibilidade e o desenho universal como um processo integral, pleno. Não adianta a gente ofertar condições de participação e aprendizagem na sala de aula se o entorno não está favorável".

Participantes que se inscreveram em todo o processo poderão receber certificados de participação superior a 75%, mas também pode-se assistir a palestras de forma isolada. Nesse caso, há certificação proporcional à participação.  O próximo encontro será na quinta-feira, oito de julho, com conferência a ser ministrada pela professora pesquisadora Emilene Coco dos Santos, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

A programação iniciada no dia primeiro de julho prosseguirá até o dia 29 de julho de 2021 e pode ser consultada no portal de Eventos do Instituto Federal Fluminense, onde também é possível fazer a inscrição. Veja AQUI.