CAMPUS CAMPOS CENTRO

I Semana de Ciências Humanas

Sociedade atual convive com atitudes fascistas, diz pesquisadora

por Vitor Carletti/ Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/06/2019 14h54, última modificação 04/06/2019 18h03
A professora doutora Márcia Carneiro debateu o conceito do Fascismo na I Semana da Ciências Humanas do IFF Campos Centro.
Discussão sobre o Fascismo no Brasil e no mundo com a professora da UFF Márcia Carneiro

Foto: Raphaella Cordeiro

A sociedade atual está convivendo com ideias autoritárias e violentas que foram disseminadas e praticadas pelos regimes fascistas, que surgiram na Europa após a I Guerra Mundial (1914-1918). Essa é a constatação da professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro, que debateu o tema nesta terça-feira, no auditório Cristina Bastos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campos Centro.

A palestra “Fascismos no mundo e no Brasil: passado ou atualidade?” foi promovida pela I Semana de Ciências Humanas e reuniu estudantes, pesquisadores e servidores.

“Não existe realmente o regime fascista presente. Apesar dos autoritarismos e das relações violentas, nós não estamos vivendo um regime fascista, é um regime democrático. Mas existem atitudes fascistas. O mais importante que eu estou trazendo aqui para sociedade é a definição dos conceitos. As pessoas chamam todos de fascistas, mas o que é realmente o fascismo e o que são atitudes fascistas?”, questiona.

A I Semana da Ciências Humanas do IFF Campos Centro tem como tema neste ano os 130 anos da República no Brasil e seguirá com palestras, mesas-redondas e oficinas até quinta-feira, 6 de junho.