CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Faça Fácil Libras

Turma 2025 celebra conclusão do curso em alto astral

por Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/12/2025 12h52, última modificação 16/12/2025 12h52
A oitava edição tem 34 formandos que agora vivenciam a atitude inclusiva para os surdos
Faça Fácil Libras 2025

A nova turma e o professor Estêvam Farias ao lado da diretora Fabíola Ney e do diretor-geral, Carlos Boynard.

   A emoção está sempre presente nos momentos de conclusão de cursos do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. Mas no caso do Faça Fácil Libras, características são mantidas desde o começo: aprendizado, energia, festa, alto astral. É assim que são marcados os momentos da formatura, ao longo deste tempo. . "Enquanto houver alegria e procura pelo curso, o 'Faca Fácil Libras' continuará acontecendo e difundindo a língua para todos que quiserem aprender" - comenta Estêvam Farias, idealizador e coordenador do curso. 

   A Direção-Geral do campus oferece todo o apoio e, no momento em que estudantes e familiares comemoram a conquista, também traz sua mensagem institucional. Presente na noite desta segunda-feira, 15 de dezembro, o diretor-geral Carlos Augusto Boynard, enfatizou que "a procura gigantesca pelo curso" certifica sua qualidade. A diretora da Diretoria Acadêmica, Fabíola Ney Silva, chamou atenção para a importância da Libras na sociedade e relembrou momentos em que esteve com aluno surdo em sua sala. quando pôde contar com a estrutura inclusiva que o IFF possui.   

   São 34 concluintes agora formados no pensamento inclusivo, voltado para os surdos. Na ocasião, também foi lançada a música tema do curso intitulada "Faça Fácil Libras" que levantou as mais de 100 pessoas presentes no Auditório Miguel Ramalho. Os alunos prepararam uma surpresa para o professor que emocionou todos os presentes, uma música sinalizada com o tema gratidão.

   Entusiasta e militante da causa da inclusão dentro e fora do Instituto, o servidor e intérprete de Libras Estêvam reafirmar seu compromisso com a expansão dessa área do conhecimento. "Minha função é utilizar a minha imagem para encantar e influenciar pessoas no sentido da inclusão." 

   Veja AQUI mais fotos e vídeo.