Notícias
ASTRONOMIA
Único observatório astronômico do Norte Fluminense é reinaugurado
Telescópio ficará no Bloco G do IFF Campos Centro.(Foto: DIvulgação)
O Instituto Federal Fluminense (IFF) reinaugura nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o único observatório astronômico da região Norte Fluminense. O evento acontece no Bloco G do Campus Campos Centro, às 19h.
Aluno do curso de Ciências de Ciências da Natureza e membro da coordenação do grupo de astronomia, Rudson Medeiros conta que o observatório estava inativo há cerca de quatro anos por causa de um vendaval que estragou a cúpula e, depois da construção do Bloco G, o equipamento que auxilia na observação astronômica não tinha mais como funcionar por falta de visibilidade.
“Hoje ainda é o único observatório cadastrado no Norte Fluminense com o maior telescópio giru dissec”, afirma.
No evento de reinauguração do observatório, também será anunciado a criação do clube de astronomia. “O nome do clube será “Neuza Amato”, que é uma homenagem a uma física importante que nasceu em Campos dos Goytacazes e pesquisadora dessa área”, disse.
A ideia, segundo Rudson, é agendar visitar de escolas ao observatório de astronomia. “ Vamos fazer um trabalho com os alunos de ensino médio do IFF e, principalmente, com estudantes de educação básica da prefeitura e do Estado. Devemos começar as atividades em março”, disse.