CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

V Semana Pedagógica prossegue com várias atividades

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/11/2022 09h40, última modificação 18/11/2022 12h41
Nesta quinta-feira, 17 de novembro, o evento teve como atividade inicial palestra sobre saúde do homem, com ênfase na prevenção de doenças como o câncer de próstata.
V Semana Pedagógica

O médico urologista Bernardo Seabra Puglia participou nesta quinta-feira, 17de novembro (Foto: Antonio Barros).

   O médico urologista Bernardo Seabra Puglia abriu as atividades desta quinta-feira, 17 de novembro, com palestra inserida na campanha do Novembro Azul, desenvolvido no IFF Campus Campos Centro e no Instituto de maneira geral. Aberta pelo diretor da Diretoria dos Curso de Bacharelados e Tecnológicos, professor Leonardo Sardinha, a atividade é uma das quatro previstas para o dia. Seabra Puglia apresentou diversas informações sobre o tema principal, a prevenção ao câncer de próstata e sobre a saúde de forma geral. 

   O médico ressaltou que com a previsão de envelhecimento da população brasileira, mostrada pelas estatísticas, aumenta também o comprometimento da saúde masculina, sendo a cultura de bons hábitos alimentares, boa alimentação e prevenção, o caminho mais indicado para passar bem por todos os ciclos da vida. "O homem que envelhece está mais sujeito a apresentar doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular encefálico, o AVC, o diabetes, diminuição de hormônios, disfunções sexuais - o próprio câncer de próstata aumenta a incidência à medida em que o homem envelhece - e, provavelmente, muitos desses homens terão chance de apresentar algumas dessas alterações."

   O urologista observou que profissionais de sua área agem primariamente ou secundariamente em boa parte dessas alterações. "Hoje a sociedade espera que o homem envelheça e mantenha a produtividade do ponto de vista físico e intelectual e ele precisa ter uma saúde plena para exercer essas atividades." Durante o encontro, o médico destacou o papel das mulheres que "puxam a orelha" de seus companheiros para atenção com a prevenção. E que estudos indicam que de fato, "geralmente o homem não se preocupa tanto com a saúde quanto a mulher". 

   As estatísticas também mostram que "51% dos homens sequer consultou um urologista na vida". Bernardo Puglia enfatiza: Quando a gente diagnostica esse câncer (de próstata) no início, pode curar 90% dos casos, ou seja, esse homem vai ter uma doença maligna curada, simplesmente porque fez um diagnóstico precoce ".

   A programação seguirá até esta sexta-feira, 18 de novembro, com diversas atividades para os servidores do campus. Veja AQUI  programação completa e faça sua inscrição!