CAMPUS CAMPOS CENTRO

VI Enletrarte e as Linguagens em Trânsito

por admin publicado 03/06/2015 21h00, última modificação 15/12/2017 13h50
O Curso de Licenciatura em Letras recebeu, mais uma vez, inscrições de trabalhos de pesquisadores de diversos estados brasileiros. Evento vai acontecer de 09 a 11 de junho.

A Coordenação de Linguagens e Códigos (Colinco) do IFFluminense realiza a sexta edição do Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes (Enletrarte) com a participação de pesquisadores e profissionais da educação. Composto por mesas redondas, palestras e minicursos, o evento recebe este ano os escritores Michel Laub e Godofredo de Oliveira Neto.

As mesas redondas e palestras acontecerão nos auditórios do Campus Campos Centro do IFF e poderão ser assistidas por estudantes e demais pessoas do público externo interessado nas temáticas. De acordo com os organizadores, a temática central volta-se para a ‘Linguagem em Trânsito’, ou seja: “impulsionadas pela velocidade e pela instantaneidade de informações de nossos tempos globalizados e interconectados, tanto as produções artísticas quanto as práticas docentes precisam ser debatidas pelo prisma da mobilidade e do fronteiriço”.

Assim, as professoras Giovana Flávia e Manuelle Lisboa, por exemplo, ministrarão minicurso com o tema Caiu na rede é texto: leitura, intertextualidade e pensamento crítico na internet. Os minicursos estão com suas inscrições esgotadas. Os estudantes do Instituto poderão fazer suas inscrições para palestras no site do evento. Haverá lançamentos de livros dos autores que ministrarão conferências.

O gaúcho Michel Laub fará a de abertura, no dia 09/06, às 19h30min. O escritor publicou seis livros tendo edições em 12 países e nove idiomas. O autor está presente na edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista inglesa Granta. Entre suas obras estão: O segundo tempo – romance (2006), O gato diz adeus – romance (2009), Diário da queda – romance (2011), A maçã envenenada (2013).

O escritor catarinense Godofredo Neto e a professora Stefania Chiarelli Techima (UFF) falarão no encerramento do VI Enletrarte sobre O contemporâneo: apropriação e releitura. Será no dia 11/06, às 14 horas. Godofredo é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo formação em Letras e Altos Estudos Internacionais pela Sorbonne.

Entre suas obras destacadas pela crítica estão Amores Exilados (2011), sobre exilados políticos brasileiros. Entre seus livros infantis está Ana e a Margem do Rio, recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Outras informações sobre o evento: http://enletrarte.centro.iff.edu.br/

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado em 03/06/2015)