CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Mulher

Violência contra elas é tema de seminário e ato de apoio ao trabalho da Deam

por Comunicação Social publicado 29/03/2016 20h04, última modificação 29/03/2016 20h04
Nesta quarta-feira, 30/03, debatedores abordarão questões como a necessidade de criação de uma política pública direcionada à mulher e agendamento de uma audiência pública.

O seminário Gênero e Violência acontecerá na quadra poliesportiva nesta quarta-feira, às 17 horas, com a participação do promotor de justiça José Luiz Pimentel, a pesquisadora e professora da Uenf, Lana Lage, a professora de psicologia da UFF, Giselle de Araújo Gouveia e terá como mediadora a professora do Campus Campos Centro do IFF, Daniela Bogado.

A intenção é promover “um debate com a perspectiva jurídica, sociológica e psicológica” para uma comunidade ainda perplexa com a violência sexual sofrida, na semana passada, por uma estudante do campus. Na madrugada de domingo, 27/03, uma adolescente sofreu agressões e tentativa de estupro em São Francisco do Itabapoana. Outro ato de violência contra mulher ocorreu entre a madrugada e manhã dessa segunda-feira, 28/03, uma mulher de 27 anos também foi vítima de estupro ocorrido próximo da localidade de Santa Cruz.

Outra iniciativa de repúdio à violência, em especial a praticada contra as mulheres, é a realização de uma caminhada com saída do Campus Centro nesta quinta-feira, às 11 horas e encerramento na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). A concentração iniciará às 10 horas na Concha Acústica.

De acordo com a professora Daniela, o debate e a caminhada “são ações pedagógicas e manifestações de cunho político contra a violência, que esperamos que culmine, o mais breve possível, numa audiência pública sobre segurança, articulando os diversos atores sociais  em prol, especialmente, de ações preventivas”.