CAMPUS CAMPOS CENTRO

Reação

Violência contra estudante mobiliza comunidade do IFF em ato pela paz e segurança

por Comunicação do Campus publicado 23/03/2016 20h07, última modificação 18/04/2016 15h50
Iniciada no campus, manifestação ganhou as ruas do Parque Dom Bosco com passeata que se deteve no local onde aluna sofreu abuso sexual.
Ato foi encerrado na entrada dos estudantes.

Abalados com o ato violento praticado contra a estudante no início da manhã, quando ela se dirigia ao campus para a aula, alunos e servidores se reuniram no final da tarde desta quarta-feira, 23/03, num ato de repúdio à violência, em especial a praticada contra a mulher. Após confeccionarem cartazes com mensagens pedindo paz e propondo reflexão, os manifestantes percorreram as ruas entorno do prédio do instituto.

No local onde o crime aconteceu, na Rua João Sobral Bittencourt, ao lado do campus, uma casa em obras, e sem moradores, foram deixados cartazes. A estudante foi abordada por um homem por volta das 6h30min e conduzida à força para o interior do imóvel, onde sofreu estupro.

A passeata foi encerrada na entrada dos alunos, na Rua Barão da Lagoa Dourada. Em nota, a Direção Geral do Campus Campos Centro se manifesta sobre o ocorrido e menciona providências que vem sendo tomadas para fazer frente a violência que tem atingido seus estudantes em crimes como assalto e até homicídio. No dia 26 de setembro de 2014, o estudante Walace Peres da Hora foi assassinado no ponto de ônibus situada ao lado do Ginásio de Esportes do campus, na movimentada Avenida 28 de Março, área central de Campos dos Goytacazes.

Assaltantes de motocicleta o haviam abordado para levar seu telefone celular.

Nota da Direção Geral

A Direção Geral do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense lamenta profundamente o ato de violência praticado contra uma de suas estudantes na manhã desta quarta-feira. A partir do momento em que foi informado, o diretor geral do campus, professor Jefferson Manhães de Azevedo, dirigiu-se ao hospital onde a jovem estava em atendimento para solidarizar-se com a aluna e sua família.

Em contato com o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, o diretor solicitou a ampliação do procedimento de segurança que PM faz diariamente, ao postar uma viatura na esquina das ruas Barão da Lagoa Dourada e Avenida 28 de Março, na calçada do campus. A solicitação é para que passe a ser feita uma ronda nas ruas do entorno do Campus Centro.

Ainda visando oferecer segurança aos seus estudantes, o campus vai iniciar obras de construção de uma nova portaria dando para a Avenida 28 de Março, próximo a um ponto de ônibus. Outras providências vem sendo tomadas nos últimos anos em função de violência praticada contra estudantes. A Guarda Municipal de Campos, em deferência à solicitação da Direção Geral incluiu o campus em sua Ronda Escolar.

A iluminação pública da Avenida 28 de Março, no trecho em frente ao campus, foi ampliada pela Prefeitura de Campos, também atendendo a solicitação do IFF. Parte do muro situado nas laterais do Ginásio de Esportes (face dando para a Rua do Barão e Avenida 28 de Março) foi substituída por grades, ampliando a visibilidade. Legalmente, o Campus Campos Centro só pode manter segurança particular de suas dependências internas.