Notícias
IFF CAMPOS CENTRO
Visitantes precisam de registrar foto e apresentar documento oficial em novo sistema de acesso

Futuro estudante de Engenharia de Controle e Automação, Kerllon Souza visitou o campus e elogiou as mudanças no cadastro.Foto: Raphaella Cordeiro/ Ascom Centro
Um novo sistema de cadastro de visitantes foi implantado no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro no dia 23 de janeiro. A partir dessa data, quem vier visitar o campus precisa de apresentar um documento de identidade oficial e fazer uma foto na recepção da portaria da rua Doutor Siqueira.
Servidores, estudantes e funcionários terceirizados não precisam de fazer o novo cadastro, pois já têm os acessos liberados desde que forneçam os dados solicitados pela catraca.
O cadastro antes era feito de forma manual mediante a apresentação do documento de identidade oficial e não permitia mapear o número de visitantes que acessou os setores do Instituto. Com o novo sistema as informações ficarão armazenadas em um banco de dados e irão dar uma maior rapidez na entrada quando o visitante retornar ao IFF Campos Centro, além de possibilitar saber quais setores receberam mais visitas externas em um determinado período.
Para sair do campus, o visitante precisa de passar o crachá entregue pelo funcionário da recepção na mesma catraca por onde entrou, ou seja, na portaria da rua Doutor Siqueira.
O diretor-substituto de Tecnologia da Informação do IFF Campos Centro, Ricardo Sampaio, afirmou que o crachá não será lido nas catracas localizadas nas entradas da avenida 28 de março e da rua Barão da Lagoa Dourada, porque é uma forma de evitar que o visitante o leve com ele ao sair do campus.
“Antes todos os dados dos visitantes eram anotados a mão numa folha. Com a implementação do sistema, os dados dos visitantes e da visita são salvos e armazenados no sistema bem como é registrada uma foto. Isto facilita a pesquisa sobre algum visitante indevido e teremos a possibilidade de relatórios dentre outros benefícios. Desde do começo do novo sistema, já registramos 316 visitantes”, afirma.
Primeiras impressões — O cadastro dura em média dois minutos. Na tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro, a reportagem conversou com visitantes que elogiaram a nova medida.
Prestes a ingressar no curso de Engenharia de Controle e Automação Kerllon Souza disse que o novo sistema é necessário diante da falsificação de informações. “Com foto e identidade, fica difícil mentir. Acho que é importante”, afirma.
Pai de aluno e professor da rede estadual Fábio Moura afirma que o novo sistema possibilita uma maior monitoria do acesso ao campus e garante “mais segurança para os estudantes, os pais e a própria Instituição.”