CAMPUS CAMPOS CENTRO

Política Estudantil

Votação para Grêmio Estudantil dispõe de sistema eletrônico

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/07/2019 13h38, última modificação 24/07/2019 13h38
A eleição é realizada hoje, dia 24 de julho, até às 20h.

Alunos na fila de votação para a Eleição do Grêmio Estudantil. (Foto: Letícia Cunha)

São duas chapas na disputa de representar os estudantes do campus IFF Campos Centro: UNIFF e A.D.A.O. Geral (Alunos Dispostos a Alcançar Objetivos Gerais). O Comitê Acadêmico dos Representantes de Turma (CART) está encarregado, por voluntários, a comandar o processo de votação durante o dia.

Segundo a secretária do CART e estudante de Mecânica, Maria Clara, 16 anos, são 54 integrantes do comitê divididos em turnos e funções. “Como é muita gente, alguns ficam recolhendo assinaturas, outros ficam aqui fora vigiando se a fila está ordenada e chamando os estudantes para votar. Fomos liberados pela Direção de Ensino para exercer esse voluntariado”.

Jonivan Coutinho Lisboa, diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do campus, elaborou o sistema eletrônico utilizado, pela primeira, para a votação da direção do Grêmio: é um programa que desenvolvi para computadores normais, laptops. Um sistema de captação de votos e apuração que já tínhamos utilizado na eleição de Coordenadores de Cursos, no ano passado”. Essa implementação servirá para “ajudar os processos a se tornarem mais ágeis”, atesta o diretor.

A apuração dos votos ocorrerá seguinte ao encerramento, com a expectativa de contabilizar cerca de três mil votos dos estudantes das modalidades do Ensino Técnico. Um dos critérios que Márcio Fernandes, 17 anos, estudante de Edificações, usou para decidir seu voto foi sentir “uma firmeza maior nas propostas. Isso foi um ponto que me deixou interessado. A chapa vencedora tem que levar a sério, sem muita brincadeira”.

Já a aluna de Edificações Letícia Vitória da Silva, 17 anos, se atentou às propostas das chapas e ao alcance e organização de divulgação como ponto decisivo para a escolha:

Eles têm de ver o que é melhor para a maioria, e não só pensar em interesse próprio. Uma proposta que achei interessante de uma das chapas é ficar atenta se está faltando material de cursos. Além disso, eles divulgaram bastante, até as pessoas que vão ser responsáveis por cada setor.