CAMPUS CAMPOS CENTRO

Xadrez do IFF volta de Minas com bicampeonato

por admin publicado 05/12/2012 14h50, última modificação 15/12/2017 13h54
Equipes fecham 2012 com resultados positivos e garantem participação de mais de 80 estudantes-atletas do campus Campos Centro nos Jogos Brasileiros.

As equipes de Xadrez do IFF campus Campos Centro retornaram de Ouro Preto, interior de Minas Gerais, com bons resultados em mais uma etapa dos XX Jogos entre as Instituições Federais de Educação Tecnológica da Região Sudeste (Jifets). O naipe masculino conquistou o bicampeonato, enquanto o feminino alcançou o vice-campeonato. Para o professor Jacy Moreira, técnico das equipes, o resultado coloca a instituição em igualdade de condição com as outras das capitais, em ótimo nível e habilitadas para condições nacionais de porte. Com o resultado em Minas, a equipe masculina se classifica para os Jogos Brasileiros de 2013, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

No Futsal, com equipes renovadas, as esperanças ficaram no meio do caminho. No feminino, o técnico André Gonçalves destaca que foram muitas as dificuldades na partida contra os donos da casa, mas o time de Campos conseguiu fechar com o vice-campeonato. No masculino, embora perdendo nos pênaltis, na semifinal contra os donos da casa, a equipe se portou bem. “O equilíbrio entre os participantes era grande. Resta o orgulho de termos sido a única equipe que não perdeu no tempo normal para os campeões”, destaca o treinador.

Agora, as atenções se voltam para o Intercampi de Futsal Masculino, que será realizado no campus Campos Centro, com as participações de Guarus, Itaperuna, Bom Jesus, Cabo Frio e Macaé, além do time da casa, nesta quinta-feira (06/12), a partir das 14h, na Quadra Coberta Externa. Também neste mês, as equipes de Vôlei estarão participando da Terceira Etapa da Copa Vôlei do Interior e Lagos.

Enquanto isso, em Barbacena, interior de Minas, os membros do Conselho de Organização dos Jifets (Cojifets) estão reunidos, até o próximo dia 8, para o detalhamento dos JIFs Sudeste, competição que reunirá os campeões dos quatro Estados da região. Na próxima semana, em Vitória-ES, acontece a reunião extraordinária do Cojifets, para a avaliação do ano de 2012 e planejamento de 2013.

O professor Carlos Boynard, coordenador de Educação Física do IFF campus Campos Centro, destaca que o ano foi bastante proveitoso, já que a instituição honrou seus compromissos participando mais uma vez de todas as etapas, com todas as modalidades, saindo vencedora em várias competições e classificando mais de 80 estudantes-atletas nas modalidades Vôlei, Natação, Atletismo, Xadrez, Vôlei de Praia e Futebol. “Temos o apoio incondicional da direção e da reitoria em diversos projetos esportivos. No ano que vem, participaremos de Campeonatos Estaduais de Atletismo, Natação, Vôlei de Praia e Vôlei, além de outras modalidades que ainda não confirmamos. Um dos apoios importantes vem do Programa Bolsa Atleta que atende hoje a 60 estudantes-atletas, sendo pioneiro na rede e exemplo para outras instituições”, finaliza Boynard.