CAMPUS ITAPERUNA

Práticas em laboratório

IFF Itaperuna começa a receber alunos para aulas presenciais dentro do plano de retorno gradual

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 17/11/2021 18h56, última modificação 17/11/2021 18h57
Atividades Pedagógicas Presenciais tiveram início no campus nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, com aulas práticas para estudantes de Automação Industrial, Eletrotécnica e Química.
Atividades presenciais no IFF Itaperuna

Alunos em aula no laboratório de Química com a professora Patricia

Em pequenos grupos, de forma gradual e com uma série de protocolos de biossegurança a serem seguidos, os espaços de ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna voltaram a ser ocupados por quem tanto fazia falta: estudantes e professores iniciaram as Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) do campus na manhã desta quarta-feira, 17 de novembro, conforme as diretrizes da Fase 2 do plano de retorno do Instituto.

Antes mesmo das 7h da manhã, horário marcado para a recepção dos alunos do primeiro grupo de APP, alguns deles já aguardavam na porta a reabertura oficial do campus para as aulas, num misto de alegria, curiosidade e esperança por uma volta, ainda aos poucos, à normalidade. O primeiro grupo foi composto por estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Química — das modalidades de Concomitante e Integrado ao Ensino Médio —, que ingressaram no IFF Itaperuna em março de 2020, apenas duas semanas antes da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19.

"Eu esperava muito por esse momento, será minha primeira aula prática em laboratório no IFF. Estou ansioso e ao mesmo tempo muito animado para esse retorno. Até me acostumei com as aulas não presenciais, consegui uma boa adaptação no formato remoto, mas é muito melhor poder voltar à sala de aula", contou Lucas de Oliveira, 18 anos, estudante do Curso Técnico Concomitante em Química .

Lucas e outros 15 colegas foram divididos em dois grupos para a aula de Técnicas Básicas de Laboratório. Mas não eram apenas eles que estavam estreando numa atividade prática no campus. Professora do grupo de alunos do Integrado, Patricia Corradini ministrou pela primeira vez uma aula presencial no campus. Contratada por concurso público em janeiro deste ano, ela ingressou no Instituto já durante o período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (ANP). Nesta quarta-feira, a professora finalmente conheceu pessoalmente os alunos que via apenas pela tela do computador durante todos esses meses.

"A aula foi ótima, com os alunos conscientes das novas regras e muito participativos e interessados. O que mais sinto falta no ensino remoto é de não ter o olho no olho, que nos traz um feedback instantâneo e permite ter uma ideia melhor, durante a aula, do tempo e destaque necessário a ser dado para cada parte do conteúdo. Esse início de retorno me traz uma esperança de dias melhores para todos nós", ressaltou Patricia, que antes de ingressar no IFF atuava como docente em cursos de ensino superior.

Além dos alunos de Química, também retornaram nesta quarta-feira grupos do primeiro ano Concomitante em Automação Industrial e do terceiro ano do Integrado em Eletrotécnica. Nesta quinta-feira, 18 de novembro, será a vez do 6º período do Curso Superior de Licenciatura em Química.

Protocolo de biossegurança

Antes de seguirem para os laboratórios pela primeira vez, todos os estudantes com disciplinas ministradas por meio de Atividades Pedagógicas Presenciais estão participando de um momento de integração e boas-vindas com a equipe gestora do campus, em que também recebem informações importantes sobre o protocolo de biossegurança, as aulas e a assistência estudantil.

Segundo o diretor de Ensino do IFF Itaperuna, João Felipe Borges, as aulas transcorreram de forma muito tranquila em todas as turmas nesta quarta-feira. Ao todo, cerca de 150 alunos terão atividades presenciais combinadas com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) até dezembro, enquanto os demais permanecerão, por enquanto, exclusivamente nas APNP.

"Posso dizer que foi um primeiro dia de retorno das atividades presenciais com saldo bastante positivo. O campus se preparou para receber alunos e servidores com segurança, obedecendo os protocolos e definindo de forma bastante consciente as prioridades dessa fase atual, que segue até dezembro. Na Fase 3, prevista para o início do ano que vem, poderemos receber uma quantidade bem maior de estudantes, a partir da experiência que estamos tendo com esse grupo menor agora", explicou o diretor.

Retomada das aulas

A retomada das atividades presenciais no IFF Itaperuna foi autorizada pelo Conselho Superior do IFF, em reunião na quinta-feira, dia 11 de novembro, em que foi analisado o relatório de acompanhamento da Fase 1. O campus também elaborou um plano de contingência, com as diretrizes e ações implementadas para um retorno seguro à presencialidade. O retorno, no entanto, é feito em etapas. O IFF Itaperuna encontra-se atualmente na Fase 2, em que apenas parte das aulas — e para grupos prioritários — são ministradas presencialmente.

Mesmo os estudantes que vão participar das Atividades Pedagógicas Presenciais (APP) continuarão tendo que frequentar as demais disciplinas por meio de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nessa fase 2. As APP combinadas com as APNP serão articuladas com as diretrizes APNP 2021, a Instrução Normativa do Calendário Acadêmico e com o Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF.

A grade de horários das aulas presenciais em laboratório será divulgada em breve, bem como as demais informações referentes às Atividades Pedagógicas Presenciais, numa Página Especial de Acompanhamento as APP, que pode ser acessada AQUI.