CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Desenvolvimento Local

Projeto de extensão do IFFluminense Itaperuna dá início a curso de inclusão digital em asilo

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 04/09/2017 16h14, última modificação 04/09/2017 16h15
Aulas ministradas por alunos do IFFluminense que atuam como voluntários do projeto de extensão Elo acontecerão até dezembro
Aula inaugural de curso de inclusão digital do projeto Elo

A aula inaugural de curso de inclusão digital do projeto Elo aconteceu no laboratório montado no asilo

Alunos do Curso Técnico em Informática e do Curso Superior em Sistemas de Informação do IFFluminense Itaperuna, que atuam de forma voluntária como instrutores no projeto de extensão "ELO - Estimulando Links de Oportunidades: uma rede social de colaboração em favor do desenvolvimento local", deram início às aulas do curso gratuito "Inclusão social e digital para a terceira idade", oferecido a internos do asilo da Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (Asapi).

A previsão é que as aulas aconteçam semanalmente, até dezembro, num laboratório de informática montado pelo projeto dentro do asilo. Na aula inaugural, os participantes aprenderam sobre noções básicas de uso do computador, como ligar e desligar, e usaram jogos produzidos por alunos do próprio IFFluminense Itaperuna para praticarem o manuseio do mouse e do teclado.

De acordo com a coordenadora do projeto e diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, a ideia do curso é que os idosos possam receber noções básicas de informática, de uma forma divertida, ao mesmo tempo em que exercitam a coordenação motora, a memória e a criatividade, entre outros pontos. As aulas são ministradas pelos alunos voluntários, com acompanhamento da coordenação do projeto e de funcionários do asilo. Os jogos utilizados no curso foram testados em uma aula-piloto para idosos participantes do projeto de extensão "Vitalidade", do IFFluminense Guarus, no dia 22 de agosto.

O projeto de extensão Elo iniciou suas atividades no mês de agosto e prevê a implantação e manutenção de um sistema online para intermediar a identificação de necessidades da comunidade e a busca por soluções que as atendam por meio do trabalho colaborativo e da troca de experiências. Entre seus objetivos está a formação de contatos, na rede social que ficará disponível gratuitamente na internet, para que membros da comunidade possam conhecer e também se oferecer para contribuir voluntariamente em demandas culturais, esportivas, sociais, educacionais e de infraestrutura apresentadas por instituições públicas e/ou beneficentes da região, sendo as escolas estaduais e municipais o principal foco de atenção do projeto.