CAMPUS ITAPERUNA

Origem do nome da Biblioteca do IFF Itaperuna

A Biblioteca do IFF Itaperuna, inaugurada em novembro de 2011, recebeu oficialmente o nome de Biblioteca Maria Alice Barroso em 25 de junho de 2015, após um concurso de redação promovido no campus, com a participação de alunos dos cursos técnicos e de nível superior.

A escritora Maria Alice Barroso foi a escolhida para ser a homenageada a partir da redação vencedora do concurso cultural, escrita pelo aluno de Sistemas de Informação Tiago Prado Reis.

Maria Alice Barroso nasceu em Miracema (RJ) em 1926, foi graduada em Biblioteconomia e diretora do Instituto Nacional do Livro e da Fundação Biblioteca Nacional. Lançou o seu primeiro romance, Os Posseiros, em 1955.

Recebeu o prêmio Walmap - referência na década de 1960 - pela obra Um Nome Para Matar, que abriu as portas para publicar suas obras no exterior. Ganhou o 31º Prêmio Jabuti na categoria Romance, em 1989, com A Saga do Cavalo Indomado. Faleceu em 12 de outubro de 2012 na cidade de Juiz de Fora (MG).