CAMPUS
MACAÉ
Professores que formam o Colegiado do Curso de Licenciatura em História
Alexandre Elias da Silva
Doutorado em andamento em História no PPGH - UERJ. Possui mestrado, especialização e graduação em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Fluminense, campus Macaé-RJ, lecionando na Educação Profissional e Tecnológica, bem como na Licenciatura de História. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História da América Latina. Temas de atuação: populismo, história do Rio de Janeiro, história política, marxismo, trotskismo. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Revolução Boliviana de 1952.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0368149649311984
Alice de Araújo Nascimento Pereira
Possui graduação em Inglês\literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2011) e é Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal Fluminense (2021). É professora no Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé desde 2014 lecionando inglês e também ministra desde 2022 a disciplina Diversidade, Direitos Humanos e Educação na Licenciatura em História. Participa do grupo de pesquisa "Distopia e Contemporaneidade". Foi coordenadora do projeto de pesquisa "De Frankenstein a Black Mirror: representação da ciência e da tecnologia na ficção científica"; desde 2021. Em 2016 participou do programa de capacitação SETEC/CAPES/NOVA para professores de língua inglesa dos Institutos Federais, em parceria com a City College of San Francisco
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8193270402801504
Arthur Pereira Santos
Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006-2011). Mestre em Geografia e Ordenamento Territorial pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - (2012-2015). Doutor em Planejamento Urbano e Regional - PPGPUR-IPPUR-UFRJ e Geografia no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (Guimarães - Portugal) em regime de Cotutela Internacional - 2016 a 2021. Venho atuando como professor-pesquisador na interface entre Geografia e Planejamento Urbano-Ambiental e Regional; Estudos de Paisagem e Memória; Meio Ambiente e Agroecologia; Metodologia da Pesquisa em Geografia, Filosofia da Linguagem e Epistemologias Decoloniais; Artes Cênicas e Culturas Visuais. Áreas de Interesse e Estudos temáticos: cidade e memória; cartografias alternativas; meio ambiente e cultura; métodos e técnicas de pesquisa e ensino em geografia; paisagem, espaço e cultura; epistemologias da geografia; cinema, teatro e filosofia da linguagem; movimentos sociais e lutas por direitos urbano-ambientais. Experiência Profissional - Professor- Pesquisador - Atual Professor-Pesquisador do Instituto Federal Fluminense em Macaé (IFF-Macaé) Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modernidade e Cultura - GPMC/IPPUR - UFRJ (2016) - Metodologias e Análise do Discurso e “Identidade e Território”.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3051815440981759
Denaldo Alchorne de Souza
Tem pós-doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP); doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e mestrado em História, especialização em História do Brasil e graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência em Cinema e História do Brasil República, com ênfase no estudo da construção da identidade nacional através do futebol, do cinema, dos quadrinhos, da música, das festividades e de outras atividades culturais. Autor dos livros O BRASIL ENTRA EM CAMPO! Construções e reconstruções da identidade nacional (1930-1945) (Ed. Annablume, 2008) e PRA FRENTE BRASIL! Do Maracanazo aos mitos de Pelé e Garrincha, a dialética da ordem e da desordem (1950-1983) (Ed. Intermeios, 2018), além de diversos artigos publicados em revistas, jornais e sites. Atualmente é pesquisador do LUDENS/USP e Professor Titular do Instituto Federal Fluminense, onde leciona disciplinas na Graduação em História e em outros cursos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025615247473109
Djalma Lopes da Silva
Possui doutorado, mestrado, bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é integrante do Núcleo de Filosofias da Criação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ (NFC-PPGF-URFJ/CNPq) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - Campus Macaé-RJ.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3747973734150837
Eliseu Roque do Espírito Santo
Licenciado em Pedagogia (UERJ), Licenciado em Filosofia (UNIPAR), Graduado em Sistemas para Internet (UNIPAR), especialização em Educação a Distância (Por-Graduação SENAC/RS) , especialização em Neuropedagogia (UNIPAR/PR) e mestrado e doutorado em Teologia na área de concentração Religião e Educação (IEPG/EST/UFRGS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT. Professor EBTT de Educação no Instituto Federal Fluminense - campus Macaé.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2463219188525284
Fernanda Costa Demier
É licenciada em Letras (Português/Inglês- UFF), mestre em Letras (UFF) e doutora em Estudos Linguísticos (UFF), além de bacharel em Administração (UFRRJ) e licenciada em Pedagogia (UNIFEO). Foi professora assistente da Universidade Estácio de Sá e atualmente atua como professora do ensino básico, técnico e tecnológico e do ensino superior no Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, pesquisando principalmente os seguintes temas: funcionalismo, gramaticalização, polissemia e advérbios temporais. Além desta área de pesquisa, tem experiência com o ensino de português jurídico, português instrumental, comunicação empresarial e inglês instrumental em cursos de graduação; e de língua portuguesa e língua inglesa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1994389332010107
José Ernesto Moura Knust
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor de História do Instituto Federal Fluminense. Possui Mestrado e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História também pela UFF. Tem especial interesse na pesquisa sobre História Social, Econômica e Política da Itália antiga no período republicano romano, e sobre o ensino de história de passados distantes na educação básica brasileira. Interessa-se, também, em questões teórico-metodológicas ligadas às Áreas de Teoria da História, Ensino de História, História Econômica, História Ambiental, História Global e Marxismo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4575070531928484
Leonardo Berbat de Brito
É professor de Filosofia do Instituto Federal Fluminense, em Macaé/RJ. Mestre em Filosofia e Ensino, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Possui graduação em Filosofia, pela Faculdade de Educação da Serra, em Letras (Português/Literatura), pela Universidade Federal Fluminense, e em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista Fluminense e pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Realizou o curso teológico Biblical Foundation (600h), no Word of Life Bible Institute, Nova York, Estados Unidos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8982798653371677
Marcelo Delatoura Barbosa
Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Estácio de Sá/RJ. Mestre em Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana/PPFH - UERJ. Especialista em Educação Profissional Integrada à EJA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/IFFluminense. Especialização em andamento na área de Ciências da Performance Humana - Escola de Educação Física (UFRJ). Atualmente é professor de Educação Física do EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/IFFluminense - Campus Macaé onde foi Coordenador de Comunicação e Cultura (outubro de 2022 a abril de 2023), além de atuar com treinamento esportivo. Também atua na educação superior no mesmo campus no curso de Licenciatura em História, ministrando o componente curricular: Trabalho e Educação. Professor de de Educação Física do EBTT no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Pinheiral de 2020 a 2022. Técnico em Assuntos Educacionais do IFFluminense - Campus Cabo Frio de 2012 a 2020. Coordenador de Esportes e Lazer do IFFluminense no período de 2013 a 2020. Membro da Câmara de Educação e Esportes do IFFluminense - 2013 a 2020. Professor de Educação Física Escolar nas prefeituras de Cabo Frio (2006 a 2012); Mesquita (2006 a 2009) e Macaé (2010 a 2020). Coordenador da área de Educação Física escolar na prefeitura de Mesquita durante o ano de 2009.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7773485059383997
Marco Vinícius Moreira Lamarão
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), Mestrado (2013) e Doutorado (2019) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé/RJ tanto do ensino médio integrado quanto do Curso Superior de Licenciatura em História. Pesquisador associado do LIEPE (UFRRJ) e Colemarx (UFRJ). Coordenador do Observatório de Educação Fluminense. Tem experiência na área de Educação e História do Brasil Republicano, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Estado e sociedade civil, empresariamento da educação, gerencialismo, controle social, financiamento da educação e movimento social, história do Brasil Recente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9677011443280347
Marcus Cardoso da Silva
Atualmente sou professor de Sociologia no IFF (campus Macaé). Doutor em Sociologia Política (2012-2016) na UENF onde também cursei o mestrado em Sociologia Política (2010-2012) e graduação em Ciências Sociais (2003-2007). Tecnólogo em Desenvolvimento de Softwares pelo CEFET Campos (2003-2005). Atuei com as disciplinas Ciência Política e Sociologia Organizacional no curso de Administração Pública do consórcio (UFF/Cederj). Atuando desde 2003 como pesquisador se interessando por análises de conjuntura (coalisões políticas, governos, crises, participação) no âmbito local e nacional, atuação do judiciário enquanto regulador de disputas eleitorais e também estratégias de ensino no ambiente médio/técnico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1009907088668581
Nathalia Rodrigues Faria
Doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015-2019); Mestre em História Política pela mesma Universidade (UERJ/2012-2014) Especialista em História Social e Cultural do Brasil pelas Faculdades Integradas Campograndese (FIC/FEUC- 2010- 2012), e graduada em História pela mesma Faculdade (2007-2009). Atualmente é professora substituta de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé/RJ tanto do ensino médio integrado quanto do Curso Superior de Licenciatura em História, professora de História do município de Casimiro de Abreu e Diretora Adjunta do CIEP 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos. Foi professora do Ensino Superior na Faculdade Hélio Alonso (Facha) e na Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola Positiva e do Centro Educacional de Toledo. Tem experiência na área de História da América; Historiografia Brasileira; História do Brasil Republicano, História do Ensino de História, História da Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8027563850414722
Olívia de Melo Fonseca
Em 2007, obtive o título de Bacharel em Letras-Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em março de 2011, defendi minha dissertação pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), onde pesquisei as relações entre erotismo, literatura, libertação feminina e contemporaneidade na poesia lírica de Hilda Hilst. Em 2017, defendi o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquisei as figurações do tempo e do espaço nos textos entrecruzados de Roland Barthes e Armando Freitas Filho. Também atuo, desde 2012, como Professora do Ensino Básico, Técnico e Superior no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Macaé-RJ, onde desenvolvo alguns projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9174625696845765
Oseias Teixeira da Silva
Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP, cuja tese de título: O ponto de ruptura: reestruturação espacial na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi defendida em 2016 e elaborada sob a orientação da professora Sandra Lencioni. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja dissertação de mestrado de título: Centralidade e produção do espaço urbano em Alcântara - São Gonçalo (RJ), foi defendida em 2012 e elaborada sob a orientação do professor William Ribeiro. Desde Setembro de 2014 vem atuando como professor efetivo no Instituto Federal Fluminense, lecionando em disciplinas para cursos de Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em História. Como pesquisador integra o Recime -Rede de pesquisadores sobre cidades médias, atuando nos eixos temáticos de centralidade e produção imobiliária e participando da pesquisa em andamento sobre a urbanização brasileira contemporânea. Integra ainda o Observatório dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, realizando análises relacionadas ao mercado imobiliário nesses municípios. Minhas áreas de interesse estão relacionados a geografia Urbana e Econômica, com ênfase nos agentes responsáveis pela produção do espaço urbano. Pode-se destacar ainda um bom número de artigos publicados em revistas nacionais versando sobre essas temáticas e ainda a publicação de dois livros autorais, sendo um em 2017, que corresponde a uma versão corrigida da tese de doutorado e outro no ano de 2022. O livro lançado em 2022 tem como título a lógica da produção imobiliária capitalista. Neste trabalho, partimos do entendimento de que a produção imobiliária capitalista, elemento central na produção do espaço urbano, tem uma lógica. Essa lógica pode ser compreendida a partir da generalização do conceito de rent gap, utilizado até agora apenas para entender o processo de gentrificação. Buscar a lógica da produção imobiliária consiste em explicar a origem da rentabilidade dos empreendimentos imobiliários, diretamente a partir da mudança dos usos do espaço urbano. Por meio da incorporação imobiliária, é possível transformar gastos ancorados na renda corrente dos imóveis em suas condições atuais em possíveis ganhos relacionados aos rendimentos potenciais do imóvel em sua condição futura, ou seja, após o processo de produção imobiliária. A partir do entendimento da lógica da produção imobiliária como diretamente ligada aos diferenciais de renda, podemos compreender também o significado de processos mais amplos de transformação espacial como a dispersão urbana, cuja lógica e significado também estão relacionados à busca por diferenciais de renda por parte das incorporadoras imobiliárias.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5573192064706403
Priscila Wandalsen Mendonça de Castro
Professora do Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé. Atua no Ensino Médio Integrado, na Graduação e em Projetos de Extensão veiculados ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) . Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2012 - 2013), especialização em LIBRAS (2022-2023) e graduação em Letras/português-literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005-2009).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9113617294153815
Raimundo Helio Lopes
Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC/FGV (2014). Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará. Tem interesse em pesquisas na área de História Política Republicana Brasileira, especialmente nos temas referentes à Primeira República e ao Governo Vargas. Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8217029095390746
Talita Cristina Rocha
Professora de Língua Portuguesa nos níveis Fundamental e Médio. Mestra em Letras pela Universidade Federal de São Paulo. Bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela mesma Instituição. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq e pela Unifesp. Atuou como monitora das Unidades Curriculares Introdução aos Estudos Clássicos e Língua Grega I. Interesse nas áreas de literaturas ibéricas clássicas e literatura portuguesa.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0197887601975334
Ubirajara Santiago de Carvalho Pinto
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutor em Sociologia Política pela UENF, com tese sobre as ocupações das escolas públicas estaduais no Rio de Janeiro em 2016. Atualmente, é professor do Instituto Federal Fluminense/Macaé, onde desenvolve pesquisas sobre educação, escola, xadrez, fanzine, sociabilidades e envolvimentos juvenis e escolares. Tem experiência na área de Sociologia e Educação Indígena, atuando principalmente nos campos da Sociologia e da Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4861606757362890