CAMPUS
MACAÉ
A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM TDAH
Estudantes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, TDAH, apresentam dificuldades em manter a atenção sustentada por tempo prolongado, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem.
Desta forma, faz-se necessário que se desenvolvam metodologias de ensino que tornem o conteúdo atrativo e desperte o interesse destes alunos. Neste cenário, a gamificação, que é a utilização de dinâmicas de jogos para engajamento de pessoas e resolução de problemas, pode ser uma estratégia de ensino eficaz para alunos com TDAH. Considerando que o ensino de química é essencial para a compreensão das transformações da matéria observadas na natureza e nos materiais diversos, é necessário adaptar as metodologias de ensino de modo a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e promover a inclusão destes alunos. Desta forma, este projeto propõe a elaboração de produtos educacionais que promovem a gamificação do ensino de química geral para alunos com TDAH do ensino médio integrado do IFF campus Macaé.