CAMPUS
MACAÉ
CRIAÇÃO DE PORTFÓLIOS DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR VOLTADAA ESTUDANTES NAPNE
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem sido um importante espaço de luta pela inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas. A legislação brasileira, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, garante o direito à educação de qualidade para esses alunos, exigindo a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE). No Instituto Federal Fluminense (IFF), o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) atua na adaptação do ambiente escolar, formação de professores e suporte pedagógico, ampliando suas ações na articulação entre ensino, pesquisa e extensão junto a este público na construção de cidadania e do desenvolvimento da inclusão. Autores como Frias, Cury, Saviani e Mantoan ressaltam a importância de mudanças estruturais e de mentalidade para uma inclusão efetiva. Nesse contexto, o projeto propõe a criação de portfólios de Química por estudantes NAPNE como ferramenta de aprendizagem e de avaliação, promovendo a adaptação metodológica e curricular, fortalecendo a relação entre professores, estudantes e a comunidade escolar.