CAMPUS
MACAÉ
RIO MACAÉ, CONHECER PARA CONSERVAR: PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A TEMÁTICA DA CRISE HÍDRICA NO ENSINO MÉDIO
O projeto “Rio Macaé, conhecer para conservar” consiste num trabalho de educação ambiental (EA) com foco na orientação de jovens para formação de conhecimento para conservação da água, tendo como ponto central a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. Com o projeto, busca-se ainda incentivar os participantes (direta e indiretamente envolvidos) a atuarem como multiplicadores para a proteção dos recursos hídricos e agentes articuladores de políticas públicas para melhoria das demandas territoriais locais, no que concerne o tema água, com ações que integram ensino, pesquisa e extensão. O projeto, interdisciplinarmente, vem desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa desde o ano de 2018, no Instituto Federal Fluminense, campus Macaé, já as ações de extensão tiveram maior destaque no ano de 2023, quando como parte das ações educação ambiental, realizamos exposições para um público de aproximadamente 600 pessoas, em sua maioria estudantes de escolas do município de Macaé. Expusemos também em outros eventos realizados pelo Instituto, como o ECOIFF (Semana de Meio Ambiente) e Expocit (Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFF-Macaé). Para ampliação do alcance das estratégias de Educação Ambiental para conservação das águas, no eixo de Ensino e Pesquisa, foco do bolsista selecionado por este Edital, pesquisaremos e desenvolveremos atividades didáticas, com base num trabalho interdisciplinar desenvolvido com alunos do Ensino Médio/Técnico de Meio Ambiente do IFF-Macaé, que posteriormente, poderão também ser aplicadas por professores das escolas compreendidas na bacia, utilizando como base alguns materiais e atividades extensionistas do projeto. O projeto ganha mais relevância na atual conjuntura de comprometimento hídrico e fortes desequilíbrios ambientais, na bacia do Macaé, que podem se agravar com a instalação de novos empreendimentos. O temor é que a população sofra ainda mais com os passivos ambientais desse modelo de desenvolvimento insustentável.
Com o projeto, então, espera-se preparar os alunos de meio ambiente para a prática profissional e desenvolvimento de habilidades científicas; e aos demais atores beneficiados, espera-se prepará-los, para identificação de pontos críticos de uma bacia hidrográfica, bem como, promover seu empoderamento na atuação e proposição de soluções para conservação da água por meio de estratégias e ações multi e interdisciplinares que promovam a integração entre a sociedade, a produção científica.