CAMPUS
MACAÉ
Um jogo pela diversidade
É sabido que a Cultura Maker, mais conhecida como DIY – Do It Yourself (“faça você mesmo”), insere-se na educação de forma intensa nos últimos anos. Isso se justifica pelo fato de elacolaborar com o desenvolvimento discente, ao auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades diversas e multi/interdisciplinares, como também aproximando o conteúdo teórico à prática. Por meio de Metodologias Ativas, este projeto pretende aproximar os estudantes do IFFluminense, Campus Macaé, bem como de outras escolas da região, da cultura
decolonial, de outras perspectivas para além da pauta eurocêntrica pela qual a maioria dos livros didáticos e das práticas pedagógicas se norteia, a fim de apontar caminhos alternativos de ensino da
Língua Portuguesa, da Literatura e de áreas próximas, a estudantes que necessitem de algum atendimento específico. Ao buscar um diálogo que alie a ementa disciplinar à prática (in)disciplinada
de jogos de tabuleiro, o objetivo central deste projeto é levar o estudante, excluído pelo sistema colonial e capitalista em que está inserido, ao levante do aprendizado multi/interdisciplinar, unindo
discentes de corpos, necessidades e habilidades diversas em prol do jogo, da fruição e da inclusão de outros conteúdos e de outras formas de aprendizagem da Língua Portuguesa, da Literatura e de
áreas afins.