CAMPUS MACAÉ

Eleições IFF 2023

“Estabelecerei editais de assistência estudantil com fluxo contínuo”

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 21/11/2023 15h32, última modificação 21/11/2023 15h32
Entrevista com o candidato Severino Neto, do Campus Macaé.
foto-macae-severino-neto.png

O professor Severino Joaquim Correia Neto tem formação em  Engenharia de Produção, Administração , Processos Gerencias e Filosofia com doutorado em Ciências da Educação. É servidor do Instituto Federal Fluminense desde 2011. Foi coordenador do curso Técnico em Segurança do Trabalho e atualmente ocupa a Diretoria de Relações Institucionais do Campus Macaé. Seu plano de gestão está disponível na página das Eleições 2023.

1 - O que o  senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?
  Nos primeiros 100 dias do mandato, meu principal foco será aprimorar a assistência estudantil. Farei uma revisão dos editais existentes, buscando ampliar o acesso e agilizar o fluxo de concessão dos benefícios. Também implementarei um sistema de avaliação diária do restaurante por meio de totens para garantir a qualidade nutricional da merenda. Além disso, criarei uma Comissão Permanente com participação dos estudantes para avaliar e propor melhorias no restaurante e na merenda escolar. Por fim, estabelecerei editais de assistência estudantil com fluxo contínuo, para que os estudantes possam solicitar auxílios em qualquer período do ano.

2 - Quais áreas do IFF ou campus precisam ter mais investimentos e como fazer?
  Identifico a infraestrutura e o esporte como áreas que demandam mais investimentos. Para a infraestrutura, buscarei a modernização do campus por meio de chamadas públicas, priorizando a eficiência energética e o conforto da comunidade. Isso inclui a substituição de equipamentos e a instalação de painéis solares para geração de energia. Já na área esportiva, buscarei parcerias e emendas parlamentares para construção e reforma de espaços esportivos, aquisição de equipamentos adequados e promoção de atividades esportivas para estudantes dos cursos superiores.

3 -  Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?
  No ensino, minha gestão irá planejar horários de forma a manter as tardes de quarta-feira livres para atividades acadêmicas complementares. Também organizarei semanas de provas sem aulas para permitir o foco dos estudantes. Na pesquisa, incentivarei a participação dos estudantes por meio do Prêmio IFF Jovem Inovador e estabelecerei laboratórios de estudos avançados para aprimorar o ensino e incentivar pesquisas laboratoriais. Na extensão, implementarei um Programa de Integração Social e Comunitária, promovendo atividades junto aos bairros próximos ao campus e estabelecendo parcerias com empresas e organizações sociais.

4 - O que propõe para evitar a evasão escolar?
   Para evitar a evasão escolar, pretendo fortalecer a assistência estudantil como mencionei anteriormente. Além disso, vamos implementar a curricularização da extensão, oferecendo oportunidades de atividades práticas em empresas e organizações sociais, estimulando o aprendizado aplicado. Manteremos também programas como o Bolsa Atleta e o Programa de Estágio, que contribuem para a permanência dos estudantes.

5 - Quais as propostas para o servidor técnico-administrativo e professores?
  Os servidores técnicos-administrativos e professores serão beneficiados por iniciativas que visam valorização e bem-estar. Criaremos o Programa Café com a Gestão para promover diálogo e reconhecimento dos servidores. Estabeleceremos um plano de saúde ocupacional e investiremos na criação da CIPAA visando a prevenção de acidentes e assédio. Além disso, promovemos a qualidade de vida no trabalho, por meio de ações de responsabilidade socioambiental, integração de setores e capacitações.

6 - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?
  Tenho uma visão favorável à flexibilização e ao teletrabalho, reconhecendo seus benefícios em termos de qualidade de vida e produtividade. Buscarei estabelecer diretrizes e políticas que permitam a adoção dessas modalidades quando adequado, sempre equilibrando as necessidades institucionais e as demandas individuais dos servidores. Farei isso de forma a garantir a eficiência e a comunicação adequada entre os membros da equipe, contribuindo assim para um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFFluminense, cada candidato a diretor geral tem a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores em formato pingue-pongue, com tamanho limitado e publicação simultânea com a de seu concorrente.