CAMPUS MACAÉ

Eleições IFF 2023

“Iniciativas semearão a mudança para integração, pertencimento e transparência”

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 21/11/2023 15h32, última modificação 21/11/2023 15h32
Entrevista com a candidata Aurea Sugai, do Campus Macaé.
foto-macae-aurea.jpeg

A professora Aurea Yuki Sugai tem formação em Engenharia de Alimentos e Ciências Biológicas com doutorado em Engenharia Química. É servidora do Instituto Federal Fluminense desde 2014. Foi coordenadora de Inovação, Pesquisa e Intercâmbio Internacional e atualmente ocupa a Diretoria de Inovação, Pesquisa e Extensão do Campus Macaé. Seu plano de gestão está disponível na página das Eleições 2023.

1 - O que a senhora vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?
Mapear as demandas de cada setor junto aos servidores e discentes; determinar um cronograma de reuniões setoriais e com toda a comunidade acadêmica visando demonstrar a realidade do campus, potencialidades, fragilidades e possibilidades de melhoria. Essas iniciativas semearão a mudança para integração, pertencimento e transparência.

2 - Quais áreas do IFF ou campus precisam ter mais investimentos e como fazer?
Investir na renovação dos laboratórios, salas de aula (projetores, cabeamento, quadros, carteiras e acústica) e dos espaços esportivos. Melhorar a TI (computadores, wifi, micródromos), o bloco F (incluindo a biblioteca), a acessibilidade e o funcionamento do ar-condicionado e bebedouros. Disponibilizar bicicletário, acesso a copiadoras e microondas. Isso será viabilizado se definindo prioridades na execução do orçamento e por meio de parcerias.

3 - Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?
Reativar o Conselho de Alunos Representantes de Turma e fortalecer os Centros Acadêmicos e o Grêmio para permitir que os estudantes participem de decisões de horário, calendário, semana de provas, eventos, visitas técnicas etc. Dar suporte à submissão de projetos de inovação, pesquisa e extensão em órgãos de fomento, ampliando a captação de recursos, bolsas e equipamentos. Buscar parcerias com prefeituras, universidades e empresas, aumentando as oportunidades de projetos, estágios e empregos para os nossos estudantes.

4 - O que propõe para evitar a evasão escolar?
Realizar um estudo com egressos e evadidos para criar um plano de combate à evasão. Fortalecer as ações da Assistência Estudantil em aspectos socioeconômicos (garantia de bolsas, alimentação e transporte) e de saúde mental. Expandir as ações extracurriculares como Esporte, Arte, Cultura e Ciência como forma de incentivo à permanência dos alunos.

5 - Quais as propostas para o servidor técnico-administrativo e professores?
Promover um ambiente de trabalho saudável, seja no formato tradicional, flexibilizado ou teletrabalho, por meio de diálogo e
transparência. Melhorar a organização do horário de trabalho, dialogando com as demandas individuais e garantindo tratamento
equânime. Promover ações voltadas à saúde mental e corporal, para o enfrentamento ao assédio e para integração dos servidores. Incentivar o desenvolvimento profissional com programas de capacitação e qualificação.

6 - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?
A flexibilização e o teletrabalho já são realidade na rotina no IFF, com normativas consolidadas pela Reitoria. Temos o compromisso com a imparcialidade, sendo imprescindível o diálogo permanentemente aberto com os servidores e uma análise sensível do gestor, considerando as múltiplas realidades de funcionamento, estrutura disponível, além do bem-estar do servidor.

Em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFFluminense, cada candidato a diretor geral tem a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores em formato pingue-pongue, com tamanho limitado e publicação simultânea com a de seu concorrente.