CAMPUS MACAÉ

Aluna vai estudar medicina na Rússia

por admin publicado 30/01/2015 15h10, última modificação 18/12/2017 13h46
Ketlen Rosa Bregueram, de 18 anos, estudante do campus Macaé, foi aceita na Universidade de Kursk, Rússia, onde vai começar a estudar medicina em março deste ano.

“A vida é uma montanha-russa”. Assim a estudante Ketlen Rosa Bregueram define sua perspectiva diante do desafio que está prestes a enfrentar. Aos 18 anos, recém-formada no Ensino Médio Integrado do IFFluminense campus Macaé, a jovem que sonha em ser médica vai estudar na Kursk State Medical University-KSMU, Universidade Médica Estatal de Kursk, na Rússia.

Aos quatorze anos, queria cursar Moda, o que com o tempo passou a ser um desejo adolescente e passageiro. No segundo ano da escola, começou a se adaptar às disciplinas de exatas e decidiu que queria estudar Engenharia. Procurou conhecer melhor sobre a área e constatou que ainda não havia encontrado sua profissão. Foi então no terceiro ano que começou a pesquisar sobre Medicina e se apaixonou. “É um mundo maravilhoso, a possibilidade de descobertas é infinita”, comentou empolgada.

Fluente na língua inglesa, Ketlen entrou em contato com instituições de ensino de outros países. Chegou a cogitar a possibilidade de ir para Oxford, no Reino Unido, mas os custos eram muito altos. Para conseguir ingressar na KSMU, ela passou por uma avaliação de perfil e por uma rígida entrevista via internet, que aconteceu em maio de 2014, na qual seus responsáveis também foram entrevistados. “É um processo bem diferente, não há brigas por vagas através de prova escrita, como no Brasil”. Os estudantes arcam com as despesas de moradia, transporte, seguro médico, tutoria acadêmica e acesso a livros.

Após a entrevista, recebeu a carta de aprovação que também alerta sobre todos os fatores envolvidos.“A diretora responsável pela seleção dos alunos ressaltou os aspectos negativos que eu iria enfrentar ao morar sozinha em um país frio, sem meus pais e meus amigos, longe do meu idioma nativo e com professores russos exigentes, o que realmente leva o candidato a uma reflexão”, contou ela, lembrando que esse procedimento evita a evasão escolar, uma questão que deveria ser debatida nos meios acadêmicos.

Ansiosa para iniciar o primeiro período em março desse ano, a estudante disse estar encantada com a universidade, que possui metodologia de ensino em PBL, Problem-Based Learning, em que os alunos são confrontados com um problema e devem resolvê-lo, com apoio de seminários. As aulas acontecem de segunda a sábado, durante todo o dia, com frequentes provas escritas e orais, evitando o acúmulo de matérias. São oferecidas as graduações em Medicina, Farmácia e Odontologia.

Mesmo entusiasmada com essa grande “aventura”, como ela mesma define, sente-se assustada com o fato de ter que ficar distante da família por tanto tempo. Ketlen comentou sobre a dificuldade dos pais e amigos aceitarem a ideia, mas que, aos poucos, foram se acostumando. “No princípio, foi um choque, principalmente para os amigos mais próximos e de longa data, mas depois viram que seria a realização de um sonho e ficaram felizes por mim”. Já em ritmo de despedida, a estudante agradeceu a torcida de todos e disse que quer viver intensamente cada dia na Rússia.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 30/01/2015)

— registrado em: