CAMPUS MACAÉ

Alunos participam da feira Ciência Jovem

por admin publicado 05/11/2013 15h05, última modificação 18/12/2017 13h46
Estudantes de Automação do campus Macaé apresentaram projetos na décima nona edição da feira Ciência Jovem, em Olinda, de 30 de outubro a 1 de novembro.

Os alunos Eduardo Ribeiro Lippi e Glawton Braga Faria, do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Automação do campus Macaé, participaram da 19ª Ciência Jovem, em Olinda, Pernambuco. O evento aconteceu de 30 de outubro a 1 de novembro, no Chevrolet Hall, e reuniu 320 projetos científicos de professores e alunos de todo o Brasil.

A feira é realizada anualmente pelo Espaço Ciência e tem os objetivos de estimular o interesse pela pesquisa e pela divulgação científica, além de promover a interação social e a troca de conhecimentos.

Um dos projetos apresentados, o “Robótica Educacional com Material Reciclado”, consiste em desviar um robô de obstáculos a partir da associação de conhecimentos de eletrônica, programação e teoria de controle. O outro, “Controle de Nível PID e Arduino”, utiliza uma planta didática de baixo custo para controlar o nível de fluidos em um tanque. Ambos são desenvolvidos no Laboratório de Controle e Processos, orientados pelo professor Ivan Costa da Silva, e pretendem auxiliar o ensino de métodos de controle para turmas dos cursos técnicos e engenharia.

Essa foi a primeira vez que os estudantes bolsistas levaram os trabalhos para um evento de grandes proporções. Para o aluno Glawton, essa foi uma experiência que marcou sua vida acadêmica. “Todos os alunos deveriam participar de feiras como essa, pois aprendemos muito na prática”, disse ele. Já Eduardo lembrou que se trata de uma chance de apresentar os projetos para profissionais e estudantes da área e ouvir sugestões para melhorias. “As pessoas operaram a planta e viram como funciona”, acrescentou.

Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos ao longo de todo este ano e a participação dos alunos na feira é a culminância dessa dedicação. “Essa foi uma experiência importante para os alunos, pois tiveram contato com outros estudantes e com realidades diferentes”, afirmou o orientador Ivan. Ele ressaltou que foi fundamental o apoio do servidor João Amaro e da equipe de manutenção na montagem mecânica dos protótipos que foram levados para a feira.

Além das exposições do projetos através de banners, vídeos, apresentações orais e demonstrações, o evento contou ainda com apresentações artísticas e palestras. Mais de dez mil pessoas visitaram a feira, que teve o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Educação de Pernambuco.

Os melhores trabalhos selecionados foram premiados com troféus e medalhas de ouro, prata e bronze. Os projetos com medalhas de ouro participarão das principais feiras nacionais (FEBRACE, MOSTRATEC e SBPC JOVEM) e internacionais (MILSET), com custos de viagem pagos.

Publicado em 05/11/2013