CAMPUS MACAÉ

Notícias

Engenharias

Cursos de Engenharias do Campus Macaé aprovam PPC

por Campus Macaé publicado 22/08/2025 15h29, última modificação 22/08/2025 15h29
Projetos Pedagógicos dos Cursos da Engenharia de Controle e Automação e da Engenharia Elétrica passaram por atualização e aprovação no Consup.
ppc.jpg

  Os novos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da Engenharia de Controle e Automação e da Engenharia Elétrica do Campus Macaé do IFF foram aprovados na 4ª reunião ordinária do Conselho Superior (CONSUP) do Instituto, realizada em 7 de agosto de 2025. As Resoluções que autorizam os novos Projetos Pedagógicos já foram publicadas e os documentos encontram-se disponíveis nos sites dos cursos. Antes dos PPCs terem sido apreciados no CONSUP, os mesmos também foram aprovados nos Colegiados dos Cursos, Conselho de campus e na Câmara de Ensino.

  As reformulações foram pautadas nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, publicadas pelo Ministério da Educação em 24 de abril de 2019. Destacaram-se como princípios norteadores para as discussões das reformulações a necessidade de um perfil de egresso com visão holística e o ensino baseado em habilidades e competências com o uso de metodologias ativas. Além disso, espera-se formar profissionais com campos de atuação mais amplos, como, por exemplo, inovador, empreendedor e professor.

  De 2019 até a finalização do processo de construção dos novos Projetos Pedagógicos, foram realizadas mais de 30 reuniões com os Núcleos Docente Estruturante (NDE), além de diversas consultas aos Colegiados do Cursos e setores do Campus.

  As principais mudanças dos novos PPCs podem ser resumidas em:

  • Diminuição do número de vagas de ingressantes para 20 por semestre;
  • Diminuição da carga horária total do curso (3600 horas para Controle e Automação e 3675 horas para Elétrica);
  • Ensino 100% presencial no curso de Engenharia Elétrica;
  • Menor número de disciplinas obrigatórias e maior possibilidade de cursar disciplinas optativas, inclusive do outro curso;
  • Curricularização da extensão;
  • Disciplinas de Fundamentos da Matemática e Geometria Analítica como política de nivelamento;
  • Alto índice de similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos superiores de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e Bacharelado em Engenharia Elétrica (80%);
  • 10º período com carga horária reduzida para que o discente possa estagiar e cursar disciplinas optativas;
  • Designação de um professor orientador aos alunos que ficarem reprovados, seja por nota insuficiente ou por faltas, três vezes na mesma disciplina;
  • Possibilidade de equiparação do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório com outras atividades laborais correlatas à área.

  Para os Coordenadores Yago Pessanha (Engenharia de Controle e Automação) e Rafael Gomes (Engenharia Elétrica), a concretização dos novos documentos reforça o compromisso institucional em oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, além de ser referendada pelas novas demandas sociais e tecnológicas. Os coordenadores reforçam o agradecimento a todos os atores envolvidos no processo de reformulação: docentes, discentes, técnico-administrativos, equipe de gestão e a sociedade externa, que também foi consultada. Segundo eles, os próximos passos consistem, nos próximos meses, na elaboração da matriz de transição dos alunos para o novo PPC e na definição das disciplinas equivalentes. Os alunos serão comunicados em momento oportuno, em reuniões a serem realizadas com as Coordenações.

  A nova matriz curricular entra em vigor a partir do 1º semestre de 2026, com início previsto para abril. Acesse aqui o novo PPC da Engenharia de Controle e Automação e aqui o novo PPC da Engenharia Elétrica.