Notícias
Diretoria de Inclusão Social vai a Macaé
Na última quarta-feira, 21 de março, foi realizada no campus Macaé a reunião para apresentar a nova Diretoria de Desenvolvimento de Políticas Emancipatórias e Inclusão Social, uma diretoria sistêmica. Na ocasião, a servidora responsável, Sueli Araújo, frisou o foco da iniciativa que é o desenvolvimento humano, integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
“A exclusão do trabalhador tem a ver com a falta de escolaridade, e queremos implantar políticas de inclusão social na formação desse trabalhador”, afirmou ela. Segundo Sueli, o planejamento dessa diretoria vai ser adaptado a cada campus, que irá traçar o seu perfil e suas propostas. Para isso, serão captadas do campus informações sobre programas já existentes, público, demandas, agentes e parcerias.
Durante a reunião, os participantes apontaram necessidades como acessibilidade para portadores de deficiência física, propostas de cursos e a preparação dos servidores para lidar com o público específico dos programas. Um dos desafios da diretoria será o de garantir aos trabalhadores o ingresso, a permanência e conclusão do ensino.
Propõe, como princípios, a pesquisa de demandas, inclusão social por meio da valorização do trabalhador, verticalização do ensino – permanente formação, promoção do desenvolvimento humano e econômico sustentável e integração ensino, pesquisa e extensão. Como objetivos, pretende incentivar e participar da formulação de programas de inclusão, aproximar grupos e comunidades, ampliar o diálogo com Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Desenvolvimento Social, divulgar programas existentes e contribuir com a verticalização do ensino.