CAMPUS MACAÉ

Pesquisa

Discentes‌ ‌e‌ ‌docentes‌ ‌do‌ ‌Campus‌ ‌Macaé‌ ‌são‌ ‌premiados‌ ‌no Confict e Conpg

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 27/10/2020 18h40, última modificação 10/10/2023 13h04
Trabalhos reconhecidos por sua excelência e robustez propõem melhorias por meio de estudos aplicados a produção de petróleo, meio ambiente, segurança e novas práticas educacionais
 DISCENTES‌ ‌E‌ ‌DOCENTES‌ ‌DO‌ ‌CAMPUS‌ ‌MACAÉ‌ ‌SÃO‌ ‌PREMIADOS‌

O Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram o XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg) entre os dias 13 e 16 de outubro de forma online devido à pandemia. O tema deste ano foi “Ciência para o desenvolvimento sustentável”.

No evento, os estudantes fizeram apresentações de suas pesquisas e foram premiados os melhores trabalhos em cada categoria. O Campus Macaé marcou presença na premiação tanto da Iniciação Científica e Tecnológica como na da pós-graduação.

No eixo temático Engenharias do Confict foram premiados os trabalhos com a apresentação de Letícia Reis e Mariana Oliveira Teixeira. A pesquisa intitulada “Sistema Embarcado de Ignição Inteligente mediante a resposta do etilômetro”, que obteve a primeira colocação, foi orientada pelo professor Robson da Cunha e trabalha na construção de um protótipo de etilômetro, também conhecido como bafômetro, a ser utilizado em veículos automotivos e permitirá ou não o acionamento do carro conforme a medida de concentração de álcool no condutor. Veja aqui a apresentação e resumo

A segunda colocação no eixo Engenharias foi conquistada pelo trabalho “Sistema de Indicadores de Gestão Integrada de Recursos Hídricos – Avaliação de Prosperabilidade na Região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro”, apresentado pela estudante Mariana Teixeira sob orientação da professora Maria Inês Paes Ferreira. O estudo foca na gestão sustentável da água com aplicação na Região do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Veja o resumo e apresentação.

Na pós-graduação, destacaram-se os discentes do Mestrado em Engenharia Ambiental (PPEA), Renata Sales e Guilherme Mendes. Renata apresentou o estudo “Caracterização das Ilhas de Calor como Instrumento para a Melhoria Ambiental no Planejamento Urbano de uma Cidade de Médio Porte”, realizado em parceria com os professores Luiz de Pinedo e Hélio Gomes Filho e com aluno também egresso do PPEA, Dhiego Sales. Clique para ver apresentação e resumo. Outro trabalho do PPEA premiado foi a apresentação oral de Guilherme Mendes “União de Esforços, Ajuste da Metodologia do Teste Allium cepa como Suporte para Avaliar Genotoxicidade na Bacia do Rio Una e o Papel do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João-RJ no  Planejamento das Ações de Monitoramento”, pesquisa elaborada com a participação de Victor Barbosa Saraiva, André Fonseca, Marcos Costa, Adriana Saad e Manildo Oliveira. Veja o resumo.

Os trabalhos premiados no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) tiveram orientação dos docentes que atuam no Campus Macaé, Maysa Zampa e Severino Joaquim Correia Neto. A mestranda Daniele de Azevedo, orientada pela professora Maysa, apresentou “Produto Educacional: uma proposta de sequência didática para o despertar da consciência corporal na Educação Profissional e Tecnológica”, pesquisa aplicada nos estudantes durante aulas de Educação Física no Campus Macaé.  Veja aqui o resumo.

A outra apresentação premiada foi “Metodologias Ativas e a Educação Profissional e Tecnológica: Uma Reflexão Sobre a Difusão do Ambiente Tecnoteca” por Moysés Frazão dos Santos Jorge sob a orientação do professor Severino Neto. Clique para ver o resumo.