CAMPUS MACAÉ

Notícias

Engenharias

Engenharias do Campus Macaé obtêm conceito 4

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 15/04/2025 10h29, última modificação 15/04/2025 10h29
Avaliação dos cursos pelo MEC ocorre periodicamente para verificar a qualidade do Ensino Superior.
arte 2 - nota 4.jpeg

  Os cursos superiores de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do Campus Macaé obtiveram conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A escala varia de 1, considerado insatisfatório, a 5, a nota máxima. 

  Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, em Brasília (DF). Na ocasião foram apresentados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2023. Esses indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil e são expressos em escala contínua e em cinco níveis.

  O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. A avaliação considera satisfatórios os cursos que conseguem notas 4 e 5. Ao todo, 3.888 cursos atingiram a meta, dentre eles os cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica do Campus Macaé, que obtiveram nota 4 no Exame. Dos 167 cursos de Engenharia de Controle e Automação avaliados no Brasil, apenas 30 obtiveram nota 4 e 9 obtiveram nota 5. Já na Engenharia Elétrica, foram avaliados 483 cursos no Brasil, em que 76 obtiveram nota 4 e outros 23, a nota máxima.

  Um dos indicadores de Qualidade da Educação Superior é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é usado para avaliar a qualidade da educação superior do país. É o CPC que indica a qualidade do curso, e considera:

  • o desempenho dos alunos no Enade 2023;

  • a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva);

  • a percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade);

  • o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso.

  Para o Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Yago Pessanha, este resultado mostra o comprometimento dos docentes e alunos do Campus, além do compromisso da Instituição em oferecer um curso nacionalmente reconhecido e referendado pelo MEC. Ainda segundo ele, o curso está passando por um processo de reformulação de currículo a partir do próximo ano, o que vai permitir a busca pela nota 5.

  Já para o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor Rafael Gomes, os alunos estão de parabéns pela realização do primeiro Enade do Curso, o que permitiu alterar a nota do Curso de 3 (quando o mesmo foi reconhecido in-loco, em 2023) para 4, o que demonstra a dedicação de todos os atores e equipe gestora envolvida.