CAMPUS MACAÉ

Notícias

Comunicação

Estação de radioamador do Campus Macaé integra rede internacional

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 29/10/2021 10h30, última modificação 29/10/2021 10h44
Primeira estação brasileira a participar do International WSPR Beacon Project.
radioamador-wspr.jpg

Imagem mostra estações no mundo. Fonte: wspr.live

Começou a operar no Campus Macaé o transmissor de Beacon WSPR (Weak Signal Propagation) que transmite sinais de rádio em uma rede internacional que tem como objetivo monitorar a propagação nas principais bandas amadoras da faixa de HF (High Frequency). Essa adesão ao International WSPR Beacon Project transforma o campus na primeira estação brasileira e a quinta na América do Sul a integrar o projeto, que conta hoje com 24 estações ativas ao redor do mundo. 

Desde 2019, o Campus Macaé conta com a permissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o funcionamento de estação de radioamador com o indicativo de chamada PY1IFF.  Segundo o professor Eduardo Beline, coordenador da ação, o objetivo de integrar o projeto internacional de beacons WSPR é utilizá-lo como plataforma para pesquisas com os alunos da instituição, aproveitando as possibilidades de estudo e a captação de dados em tempo real sobre a propagação nas diversas faixas de radioamador, cada uma com suas particularidades.

Os transmissores não necessitam de computador ou conexão a internet para funcionamento e operam de modo ininterrupto. O monitoramento das estações em tempo real pode ser visualizado neste link.


registrado em: ,