CAMPUS MACAÉ

Evento internacional

Estudantes de Macaé participarão de congresso internacional

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 05/10/2018 14h22, última modificação 10/10/2023 12h51
O World Federation of Colleges and Polytechnics terá início no próximo dia 08 de outubro, na Austrália.
Foto participantes de evento na Austrália

Professor Robson (centro) com os estudantes Lucas e Carlos Henrique. (Foto: Leonardo Saleh)

Os alunos Lucas Moreira Dias e Carlos Henrique de Azevedo Pires Soares Coutinho do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense tiveram seu trabalho premiado na Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que aconteceu entre os dias 10 e 14 de setembro. Os seis primeiros classificados irão expor seus projetos na World Federation of Colleges and Polytechnics 2018 (WFCP), em Melbourne, Austrália.

O projeto “Dispositivo Reconfigurável Para Visualização 3d De Superfícies Tridimensionais” consiste numa tela que forma dados em três dimensões, como por exemplo mapas topográficos e variados relevos de forma física ou gráficos de matemática com três dimensões, com eixo x, eixo y e eixo z. “ O usuário apenas escreve uma equação tridimensional e é exibido a superfície dessa equação”, explicam os alunos.

Eles desenvolveram ainda aplicativos para smartphones Android. “No primeiro app podemos desenhar na tela do smartphone e ser representado no dispositivo reconfigurável, a imagem desenhada de forma 3D em tempo real. No segundo app desenvolvido, tocamos na tela do smartphone e é representado no nosso projeto a propagação de uma onda tridimensional”.

O projeto, sob orientação do professor Robson da Cunha Santos (IFF) e coorientação de Gerson Gomes Cunha (UFRJ), contempla também mais duas aplicações dinâmicas. A primeira é a propagação de uma onda senoidal na tela 3D. Para a segunda aplicação, eles utilizaram o Kinect, um aparelho de captura de movimentos em jogos da Microsoft. “Com esse aparelho realizamos a telepresença física. Conforme o usuário fica na frente do Kinect, seus dados tridimensionais são exibidos na tela 3D, fazendo com que as formas do usuário sejam exibidas de forma física e tridimensional”.

Os estudantes estão satisfeitos com os resultados obtidos pelo projeto até o momento e também o utilizarão como trabalho de conclusão de curso. “Com essa premiação e a honra de representar em um congresso internacional, o Instituto Federal Fluminense e consequentemente o Brasil, podemos dizer que fechamos com chave de ouro a nossa graduação”.