Notícias
Publicação
Estudantes e professoras do Campus Macaé lançam e-book de poesia
Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado com Técnico em Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé em conjunto com as professoras de Língua Portuguesa Élida Tuão e Olívia Melo prepararam um e-book intitulado “Lembranças à Carolina: Releituras de um Quarto Despejado”. A obra consiste em um e-book de slam poesia e artes não-verbais inspirados na vida e na obra de Carolina de Maria de Jesus,uma das primeiras autoras negras do Brasil cujo livro de destaque é “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.
O projeto iniciou-se em outubro de 2020, a partir da da proposta pedagógica da professora Élida, tendo em vista que é parte da análise de sua tese de doutorado. A professora Olívia participa como colaboradora aplicando a sequência didática nas turmas de primeiro ano. As professoras também apresentaram a slam poesia aos estudantes no evento virtual “Slam Poesia: A Literatura nas Ruas”, que contou com participação de poetas/slammers/artistas do cenário nacional e local. A slam poesia é um movimento cultural e urbano surgido nos Estados Unidos prevê poesias autorais para serem recitadas em até três minutos apenas com uso de corpo e voz. “Apesar de o Slam Poesia ter surgido das batalhas, da competição ao vivo, penso que hoje ele tenha se expandido para o texto, sendo um modo de fazer poesia mais engajada, de forma mais performática e oralizada”, explica Olívia.
De acordo com ela, o livro apresenta “diálogo estabelecido entre cultura urbana, marginal, periférica, slam poesia, Carolina Maria de Jesus e literatura enquanto campo expansivo. A escolha pela temática se justifica pelo fato de o Brasil ter entrado para o mapa mundial da fome desde 2018. Ou seja, pelo menos 5% de nossa população não ingere a quantidade de caloria diária recomendável. Tendo em vista que esta situação piorou muito com a pandemia do Covid-19, foi realizada a escolha pelo nome de Carolina Maria de Jesus, de seu Quarto de despejo, para propor o trabalho integrador. Eu e a Élida ficamos pensando nos estudantes, na escola pública, em quantos deles não estariam em situação de vulnerabilidade, piorada por causa do confinamento. Por causa desta e de outras questões, acreditamos ser urgente ler e aprender com Carolina: uma escritora negra, mãe solo, catadora, que disse o que o Brasil precisava ter aprendido para que o pior de nossa história não se repetisse. Não aprendemos com Carolina, mas cremos que ainda há tempo de aprender. Escolhida a temática principal, começamos a pensar nas Carolinas de hoje, nas pessoas que como ela resistem à dureza da realidade e também pela arte. Por isso, propusemos um diálogo entre a sua obra e o Slam Poesia, este movimento de poesia urbana que vem das margens para escancarar as nossas mazelas”.
O lançamento do livro acontecerá no dia 30 de junho, às 18h, no canal do YouTube do Nugedis, Campus Macaé e contará com perfomances dos estudantes-autores. O livro pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.