CAMPUS MACAÉ

Notícias

Publicação

Estudantes e professoras do Campus Macaé lançam e-book de poesia

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 25/06/2021 12h50, última modificação 25/06/2021 15h36
Livro tem como inspiração obra de Carolina de Maria de Jesus.
Capa livro 1ano

 Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado com Técnico em Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé em conjunto com as professoras de Língua Portuguesa Élida Tuão e Olívia Melo prepararam um e-book intitulado “Lembranças à Carolina: Releituras de um Quarto Despejado”. A obra consiste em um e-book de slam poesia e artes não-verbais inspirados na vida e na obra de Carolina de Maria de Jesus,uma das primeiras autoras negras do Brasil cujo livro de destaque é “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.

 O projeto iniciou-se em outubro de 2020, a partir da da proposta pedagógica da professora Élida, tendo em vista que é parte da análise de sua tese de doutorado. A professora Olívia participa como colaboradora aplicando a sequência didática nas turmas de primeiro ano. As professoras também apresentaram a slam poesia aos estudantes no evento virtual “Slam Poesia: A Literatura nas Ruas”, que contou com participação de poetas/slammers/artistas do cenário nacional e local. A slam poesia é um movimento cultural e urbano surgido nos Estados Unidos prevê poesias autorais para serem recitadas em até três minutos apenas com uso de corpo e voz. “Apesar de o Slam Poesia ter surgido das batalhas, da competição ao vivo, penso que hoje ele tenha se expandido para o texto, sendo um modo de fazer poesia mais engajada, de forma mais performática e oralizada”, explica Olívia. 

 De acordo com ela, o livro apresenta “diálogo estabelecido entre cultura urbana, marginal, periférica, slam poesia, Carolina Maria de Jesus e literatura enquanto campo expansivo. A escolha pela temática se justifica pelo fato de o Brasil ter entrado para o mapa mundial da fome desde 2018. Ou seja, pelo menos 5% de nossa população não ingere a quantidade de caloria diária recomendável. Tendo em vista que esta situação piorou muito com a pandemia do Covid-19, foi realizada a escolha pelo nome de Carolina Maria de Jesus, de seu Quarto de despejo, para propor o trabalho integrador. Eu e a Élida ficamos pensando nos estudantes, na escola pública, em quantos deles não estariam em situação de vulnerabilidade, piorada por causa do confinamento. Por causa desta e de outras questões, acreditamos ser urgente ler e aprender com Carolina: uma escritora negra, mãe solo, catadora, que disse o que o Brasil precisava ter aprendido para que o pior de nossa história não se repetisse. Não aprendemos com Carolina, mas cremos que ainda há tempo de aprender. Escolhida a temática principal, começamos a pensar nas Carolinas de hoje, nas pessoas que como ela resistem à dureza da realidade e também pela arte. Por isso, propusemos um diálogo entre a sua obra e o Slam Poesia, este movimento de poesia urbana que vem das margens para escancarar as nossas mazelas”. 

 O lançamento do livro acontecerá no dia 30 de junho, às 18h, no canal do YouTube do Nugedis, Campus Macaé e contará com perfomances dos estudantes-autores. O livro pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.