CAMPUS MACAÉ

Ex-aluno é aprovado em concurso público

por admin publicado 01/10/2012 17h20, última modificação 18/12/2017 13h46
O ex-aluno do campus Macaé, Leandro da Silva, foi aprovado no concurso para o cargo de Assistente Administrativo da prefeitura, dentre os portadores de necessidades específicas.

Superação. Essa é a história do ex-aluno do campus Macaé, Leandro da Silva, de 26 anos, portador de deficiência visual.

Leandro cursou o Ensino Médio Integrado em Eletrônica e, pelo seu bom desempenho no ENEM, obteve o certificado de conclusão no ano passado. É, agora, servidor público municipal de Macaé, tendo sido aprovado em primeiro lugar no concurso para o cargo de Assistente Administrativo da prefeitura, dentre os portadores de necessidades específicas.

Com 13 anos, ele começou a perder a visão devido ao glaucoma, uma doença causada pela lesão do nervo óptico, relacionada à pressão ocular alta (Instituto Benjamin Constant). Aos 15, a doença já estava avançada e o levou à perda total da visão. Leandro teve que se adaptar e foi alfabetizado em braile pela Associação Macaense de Apoio ao Cegos – AMAC.

Ao ingressar no IFF, em 2009, teve uma recepção acolhedora da turma, o que ajudou para desenvolver sua autonomia e independência. “Os colegas foram solidários e o auxiliaram sempre que necessário”, disse a psicóloga e servidora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – Napnee, Jane Manhães.

Para a professora de Língua Portuguesa, Simone Daumas, lecionar para um aluno com deficiência visual foi uma experiência enriquecedora. “É mais um horizonte que se abre para nós, profissionais da educação”, comentou. Ela mencionou que a escola precisa estar preparada para dar a devida assistência a esses alunos e investir em atualização para os professores a partir de cursos e palestras.

Apesar da conquista, Leandro conta que não vai parar por aqui. Pretende continuar os estudos e prestar vestibular para o curso de direito. “Aquilo que eu sonhava está mais perto. Com o trabalho posso ajudar nas despesas da família, pensar em adquirir casa própria, fazer graduação e até casar”, disse o jovem.

Ele enfatiza que aprendeu muito com as pessoas com quem conviveu no campus e que pôde levar consigo boas recordações. “Às vezes as oportunidades vêm e não damos valor. A própria sociedade precisa estar mais atenta a isso”, afirmou Leandro, e acrescentou que sempre quis ser um diferencial, buscando isso através dos estudos.