CAMPUS MACAÉ

Fanzinoteca do Campus Macaé é sede de associação de pesquisa

por Valdênia Lins publicado 04/06/2019 11h36, última modificação 04/06/2019 12h33
Lançamento da Anzine aconteceu em Leopoldina-MG.
Equipe da Fanzinoteca e socios fundadores da ANZINE_Ciberpajé e Quarta Sacerdotisa.png

Fanzinoteca e Anzine

A equipe da Fanzinoteca do IFFMacaé esteve em Leopoldina-MG para o Encontro Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (IV Entreaspas), ocorrido entre os dias 29 e 31 de maio de 2019. Durante o evento, foi criada a Associação Nacional de Pesquisa em Fanzines (Anzine) pelos pesquisadores Danielle Barros (UFSB), Edgar Franco, conhecido como Ciberpajé (UFG), Gazy Andraus (UFG) e Alberto de Souza (IFFluminense). A Fanzinoteca foi escolhida como sede da Anzine, que tem como proposta ser uma associação de pesquisadores envolvidos com a pesquisa, criação e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca dos Fanzines, com desmembramentos nos zines, biograficzines e zineletrônicos, e todas as demais manifestações do amplo espectro dos fanzines.

Além disso, os membros da Fanzinoteca promoveram oficinas de fanzine em escolas públicas do município e realizaram uma exposição de zines no Centro Cultural Mauro Almeida. Participaram ainda da sessão de lançamento de publicações, não só com os zines produzidos pelo projeto como também os zines autoriais de estudantes, entre eles Gabriel Belmont e Karollyne Castro, bolsistas da Fanzinoteca.

A equipe contou também com a participação da ex-bolsista do projeto, Sara Gaspar, hoje graduanda de Ciências Ambientais na UFRJ, que apresentou a comunicação intitulada “Fanzines como expressão da juventude sobre alimentação contemporânea” tratando sobre o uso de fanzines no projeto “Comer pra Quê?” que tem como propósito gerar consciência crítica nas práticas alimentares entre o público jovem. No referido projeto, Sara produz fanzines como ferramenta educomunicacional.

Outro trabalho acadêmico apresentado foi o da estudante de Engenharia de Automação do Campus Macaé. Sabrina Gaspar, “Resgate da Literatura Oral: do conto à fanzinagem”, que além de resgatar a literatura de tradição oral, se propõe a investigar o uso de fanzines como ferramenta pedagógica nas aulas de produção textual.

Segundo Alberto de Souza, designer gráfico do IFF Macaé e idealizador da Fanzinoteca, a participação do projeto no evento foi muito relevante como uma etapa a mais na consolidação da Fanzinoteca e expressa o impacto que o projeto vem promovendo junto à comunidade estudantil e docente, tendo como suporte e fio condutor as revistas autorais artesanais e destacou que a recente criação da Anzine terá como desdobramento novos eventos relacionados à pesquisa na área dos fanzines, lançamento de publicações e ações que promovam diálogo entre pesquisadores e autores/faneditores.

Clique aqui e veja o zine de fundação da Associação Nacional de Pesquisa e Criação de Fanzines.