CAMPUS MACAÉ

Notícias

Projetos

Pesquisa relaciona ficção científica e tecnologia real

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 20/09/2021 11h29, última modificação 20/09/2021 11h29
Projeto do Campus Macaé aborda as discussões levantadas pela ficção científica.
pesquisa-ficcao-cientifica.png

 "De Black Mirror a Frankenstein: representação da ciência e tecnologia na ficção científica" é o título do projeto de pesquisa coordenado pela professora Alice Pereira que tem como objetivo a leitura de textos de ficção científica, sua análise crítica e o diálogo com a comunidade escolar a respeito das ideias que esse gênero propaga. A pesquisa pretende mapear algumas das concepções e valores presentes em uma variedade de obras populares de ficção científica e detectar como esses discursos circulam no imaginário coletivo e como pensá-las pode enriquecer a discussão sobre ciência e tecnologia no nosso contexto de uma instituição de ensino técnico e tecnológico. 

 De acordo com a professora Alice, na primeira fase do projeto, foram lidas e discutidas várias obras de FC e textos teóricos também. Além das mencionadas no título, fazem parte da discussão obras do H. G. Wells como A máquina do Tempo, os contos do livro Eu, Robô de  Isaac Asimov, o romance A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula LeGuin e o filme A Chegada do diretor Denis Villeneuve. “Como minha formação é  em  Literatura Inglesa, estudamos muitos autores anglófonos, mas existem autores brasileiros como Bráulio Tavares que também merecem ser mencionados”, explica ela. 

 Neste momento, a meta é entender um pouco sobre como as obras desse gênero são recebidas na comunidade escolar. Para tal, foi disponibilizado um questionário direcionado a servidores e estudantes do IFF. O questionário estará disponível até o final de setembro. Clique aqui para responder.

 Após a avaliação dos resultados, os pesquisadores planejam realizar rodas de conversa para discutir mais profundamente sobre o tema e entender como a ficção nos ajuda a elaborar sobre a realidade. No perfil do Instagram serão divulgadas datas e inscrições para participar.

 Os estudantes Francine Barcelos (Biologia- Campus Centro), Isabelly Marques (História - Campus Macaé) e Victor Hugo Freitas (História - Campus Macaé) compõem a equipe da pesquisa.