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Mulheres e Meninas na Ciência

Projeto “Engenheiras do Amanhã” busca ampliar participação feminina nas áreas tecnológicas

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 12/08/2025 15h53, última modificação 12/08/2025 15h53
Iniciativa estimula o interesse, a formação e a ascensão de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, com foco regional em Macaé e adjacências.
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  O Instituto Federal Fluminense (IFF), em parceria com UENF e UFRJ, lançou o projeto “Engenheiras do Amanhã”, com o objetivo de estimular o interesse, o ingresso e a permanência de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, especialmente na região de Macaé e municípios adjacentes.  A iniciativa surge como resposta à baixa representatividade feminina nas áreas tecnológicas e à persistência de estereótipos de gênero. O projeto propõe ações concretas para promover equidade, inclusão social e formação cidadã, desde o ensino fundamental até a graduação.

  A iniciativa abrange estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de Rio das Ostras e Macaé, o Ensino médio regular (rede estadual), o Ensino técnico e ensino superior com graduandas em Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação do IFF Macaé. O projeto é coordenado pela Professora Dra. Selene Dias Ricardo (IFF), com participação dos professores Dra. Roseane Missagia (Sistema de modelagem sísmica física - UENF, Macaé), Dra. Ana Paula Siqueira (IFF), Dra. Érika Negreiros (UFRJ), Dra. Giovana Mangueira (IFF), Dr. Marcelo Fagundes Felix (IFF), Dra.Maysa Franco Zampa (IFF), Dra. Gabriella da Silva Mendes (UFRJ) e da mestranda Aline Bento de Souza Barcelos e egressa de Engenharia de controle e Automação do IFF Macaé. 

  A proposta inclui pesquisa quali-quantitativa, estudo de caso e oficinas práticas  em computação, robótica, química e mecanismos automáticos, realizadas nas escolas, nas universidades participantes, nos laboratórios do IFF como LABMA: atividades com mecanismos automáticos. Também estão previstas visitas técnicas, palestras, discussões sobre gênero e produção científica. Com fomento do CNPQ, as 48 estudantes bolsistas do projeto participam das atividades e servem de multiplicadoras em suas escolas de origem para incentivar a participação feminina na área de exatas.  As discussões abordam temas como interseccionalidade, modelagem física sísmica, gênero e divulgação científica para a formação crítica e empoderamento, produção acadêmica e profissional, popularização da ciência em ambientes formais e não formais e criação de redes colaborativas entre instituições e empresas de base tecnológica.

  Até o momento, as participantes visitaram o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF), o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep - UENF), O Museu de Ciência e Tecnologia da UFRJ e realizaram rodas de conversas nas escolas parceiras e no IFF Macaé. 

  O “Engenheiras do Amanhã” representa um passo importante na construção de um ambiente educacional mais inclusivo e inovador, fortalecendo o papel das mulheres na ciência e na engenharia. A professora Selene manifesta seu agradecimento pela colaboração ativa de todos e enfatiza a relevância do apoio institucional do CNPQ, financiador do projeto e das instituições parceiras: Colégio Estadual Luiz Reid (Macaé), Escola Municipal Padre José Dilson Dórea (Rio das Ostras), Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Macaé), a UENF e UFRJ em Macaé, o Museu EMCCF/IBCCF da UFRJ/RJ e a empresa TESALAB - que compõem o quadro de participantes.