CAMPUS MACAÉ

A prática esportiva no Campus Macaé: promoção e manutenção da saúde ou adoecimento físico-mental-social?

É sabido que, quando bem orientada, a prática esportiva no âmbito escolar pode trazer inúmeros benefícios físicos, psicológicos, sociais e acadêmicos para os seus praticantes. Dessa forma, como tem sido materializado a oferta do esporte no Campus Macaé? De que maneira os estudantes-atletas o vivenciam? Tal prática tem convergido para promover e manter a saúde em aspecto amplo ou tem se tornado um gatilho disparador de sinais e sintomas de adoecimento psico-social e biológico? Como se encontra o nível de saúde e aptidão física dos estudantes não-atletas comparados aos níveis do estudantes-atletas e com diversos parâmetros? Esta pesquisa,  tem por finalidade realizar uma imersão nas ações esportivas que ocorrem no Campus Macaé, destacando junto aos responsáveis por sua execução e aos estudantes-atletas os benefícios e possíveis empecilhos a sua concretude. Doutro ponto, lança-se em mapear a saúde dos estudantes (atletas e não atletas) através de questionários como, por exemplo, de estresse, avaliação antropométrica, de flexibilidade, entre outros, para averiguar em qual grau de aptidão física estes estudantes se encontram. A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, terá como público-alvo dois perfis: o primeiro, estudantes matriculados, preferencialmente, no ensino médio integrado, na faixa etária de até 19 anos completados em 2024, de ambos os gêneros, não praticantes de atividades esportivas, perfazendo o total de 50 (cinquenta); e  50 (cinquenta) estudantes-atletas, de ambos os gêneros, matriculados nas modalidades esportivas ofertadas pelo Campus. Por fim, a pesquisa será instrumentalizada a partir de questionários semi-estruturados para análise de perfil e baterias de avaliações física e de comportamento social, sendo o local da pesquisa o Campus Macaé. Anseia-se, dessa forma, que a prática esportiva de cunho educativo e de lazer possa trazer não somente benefícios neurofisiológicos, morfológicos, metabólicos, sobretudo, que seja um momento de fruição de prazer, de construção de uma cultura de paz e promoção do bem-estar geral.