CAMPUS MACAÉ

Adaptação do componente de Química Geral para estudantes cegos ou com baixa visão do EMI-Campus Macaé: levantamento, seleção, planejamento e registro das estratégias

Partindo do entendimento de que educar é um ato político, este projeto se dedica a identificar propostas e estratégias que permitam adaptar o componente de Química Geral a estudantes cegos ou com baixa visão do ensino médio integrado ao Técnico do IFFluminense – Campus Macaé, de forma a contemplar suas características táteis, auditivas e tecnológicas, além de suas especificidades educacionais, em consonância com a cultura da educação inclusiva. Pretende-se criar um percurso para o ensino-aprendizagem da Química Geral que transpareça em sua intencionalidade pedagógica o compromisso com a qualidade educacional e a formação ampla de estudantes – cegos ou com baixa visão, além dos bolsistas envolvidos, impactando positivamente a comunidade local/regional ao favorecer a inclusão de estudantes com necessidades educacionais no universo da escola. Para contribuir com a disseminação do conhecimento científico, ao longo desse projeto será criado um portfólio do Componente, contendo a coleção de materiais selecionados e/ou desenvolvidos e o registro dos mesmos por imagens, vídeos, textos e áudios, bem como das reflexões surgidas entre professores es estudantes, de modo que sirva como um instrumento de orientação e divulgação da adaptação do componente e do alcance de seus objetivos.